Geral Espírito Santo

Delegação capixaba disputa etapa nacional das Paralimpíadas Escolares

A delegação capixaba está preparada para representar o Espírito Santo na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que tem início nesta terca-fei...

25/11/2024 às 17h16
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Espírito Santo
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

A delegação capixaba está preparada para representar o Espírito Santo na etapa nacional das Paralimpíadas Escolares, que tem início nesta terca-feira (26), no Centro Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo. O evento é considerado o maior do mundo para estudantes com deficiência em idade escolar e vai até o próximo sábado (30).

Nesta edição, 117 jovens atletas capixabas, com idades entre 11 e 18 anos, vão competir em sete modalidades: atletismo, bocha, natação, halterofilismo, tênis de mesa, vôlei sentado e parabadminton. Ao todo, as Paralimpíadas Escolares contarão com disputas em 13 modalidades, reunindo atletas de todas as unidades federativas do Brasil.

O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, destacou a importância do evento para o desenvolvimento e a inclusão dos atletas. "As Paralimpíadas Escolares representam uma grande oportunidade de competição, tanto para os estudantes que buscam destaque no esporte e miram o alto rendimento quanto para a inclusão e desenvolvimento desses jovens. Na edição passada, atingimos um recorde histórico de medalhas e estou confiante de que nossos jovens atletas se superarão mais uma vez. Desejo a todos uma ótima competição", declarou Nunes.

Edições anteriores

Na edição de 2023, a delegação capixaba marcou presença com 114 atletas e conquistou um recorde estadual: 146 medalhas (57 ouros, 52 pratas e 36 bronzes) nas modalidades de atletismo, bocha, natação e tênis de mesa. Esse número representou um aumento de 34 medalhas em relação à edição de 2022, quando o Espírito Santo atingiu pela primeira vez a marca de 112 medalhas (51 ouros, 26 pratas e 35 bronzes).

Já em 2021, o Estado conquistou 76 medalhas (40 ouros, 19 pratas e 17 bronzes). Em 2019, foram conquistadas 68 medalhas (39 ouros, 19 pratas e 10 bronzes).

A evolução da delegação capixaba ao longo dos últimos anos evidencia o impacto dos investimentos realizados pelo Governo do Estado e o fortalecimento das políticas públicas voltadas para o paradesporto.

Paralimpíadas Escolares

Realizadas desde 2009, as Paralimpíadas Escolares são o maior evento do mundo para crianças com deficiência em idade escolar e reúnem paratletas de todas as unidades federativas do País.

A competição tem por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários