Geral Maranhão

Atividade em alusão ao Dia da Consciência Negra promove reflexão e educação em centro socioeducativo da Funac

Centro Socioeducativo de São José de Ribamar, unidade da Funac, foi palco de uma atividade enriquecedora que reuniu jovens, educadores e renomados ...

25/11/2024 às 18h16
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
- Funac - Atividade com Thiago Brito do Projeto Quilombar em alusão ao Dia da Consciência Negra (Foto: Divulgação)
- Funac - Atividade com Thiago Brito do Projeto Quilombar em alusão ao Dia da Consciência Negra (Foto: Divulgação)

No espírito de celebração e reflexão proporcionado pelo Dia da Consciência Negra, o Centro Socioeducativo de São José de Ribamar, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), foi palco de uma atividade enriquecedora que reuniu jovens, educadores e renomados profissionais na área cultural e educacional. O evento contou com a presença de Leury Monteiro, arte-educadora e produtora cultural, e de Thiago Brito, representante do Projeto Quilombar, que juntos proporcionaram uma experiência envolvente e educativa aos participantes.

Leury Monteiro, mulher preta, conhecida por seu trabalho na promoção da cultura, nas diversas linguagens artísticas, instigou os presentes com uma palestra inspiradora que destacou a importância do reconhecimento e valorização das raízes africanas na formação da identidade brasileira. "A arte é uma ferramenta poderosa para a educação e a transformação social. Precisamos usá-la para contar nossas histórias e reivindicar nosso espaço na sociedade", afirmou Leury, ressaltando o papel da arte-educação na construção de uma consciência crítica e inclusiva.

Complementando a atividade, Thiago Brito, do Projeto Quilombar trouxe à tona o impacto e a relevância dos quilombos no cenário histórico e atual do Brasil. Seu projeto visa resgatar e preservar a cultura quilombola, promovendo a inclusão social e a valorização das tradições afro-brasileiras. "Os quilombos são símbolos de resistência e liberdade. Reconhecer e aprender com eles é fundamental para a construção de um futuro mais justo e igualitário", destacou Thiago, incentivando os jovens a se conectarem com suas histórias e identidades.

A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, enfatizou a importância de atividades como essa para o desenvolvimento dos socioeducandos atendidos pela Funac. "É essencial proporcionar momentos de reflexão e aprendizado que ampliem o horizonte dos nossos adolescentes. O Dia da Consciência Negra nos oferece a oportunidade de reafirmar nosso compromisso com a igualdade racial e a educação inclusiva", declarou Sorimar, reforçando o papel da Funac em promover ações educativas e culturais.

A diretora do centro socioeducativo, Talita Setúbal, também compartilhou suas impressões sobre o evento. "Ver o engajamento e o interesse dos jovens durante a atividade foi extremamente gratificante. Estas ações são fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e participativos", afirmou Talita, destacando a importância de atividades que incentivem a reflexão sobre a diversidade cultural e a igualdade racial.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários