A Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Secretaria da Educação (Seduc), realizaram, nesta segunda-feira (25), a aula inaugural do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) na área de Informática Básica. Na ocasião, foi ministrada uma palestra sobre a "Inteligência Artificial no Auxílio às Pessoas com Deficiência", com o professor Danilo Rodrigues.
A iniciativa faz parte do Programa de Empregabilidade e Empreendedorismo - Todos Pela Inclusão e tem o objetivo de qualificar as pessoas com deficiência para o mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes nas mais diversas áreas.
O secretário da Seid, Mauro Eduardo, comemora os mais 120 inscritos no curso e reafirma o compromisso de trabalhar por mais inclusão no mercado de trabalho. “Nós vamos acabar com esse discurso de que não temos pessoas com deficiência qualificadas. A determinação do nosso governador Rafael Fonteles é de que a gente possa trabalhar incansavelmente com o objetivo de incluir o maior número de pessoas com deficiência no mercado”, destaca o gestor.
Para o professor Israel Lustosa, que trabalha na Associação dos Cegos de Teresina e um dos inscritos no curso, essa é uma oportunidade de enriquecimento do currículo. “Vai me ajudar na minha dinâmica em sala de aula. Afinal, estamos muito imersos na internet e o curso vai propiciar informações que vão melhorar o meu trabalho”, afirma.
O curso terá duração de 40 horas com aulas presenciais em todas as zonas da cidade. A proposta é que até o final do ano ainda sejam ofertadas vagas para o curso Fic de Marketing Digital.