A agroindústria cearense acaba de ganhar mais um instrumento capaz de impulsionar a agricultura familiar e promover crescimento econômico do Estado. Com investimento de mais de R$ 20 milhões realizado pela Ambev, a primeira Fecularia Social do Ceará foi inaugurada nesta quinta-feira (21) e cedida para a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece).
Instalada no município de Pacajus, a implantação da fábrica prevê o impacto positivo em 80 famílias com a compra da mandioca pela Ambev e mais de 3 mil pessoas serão beneficiadas de formas direta e indireta. A Associação dos Produtores de Mandioca e Amido de Pacajus (ASPROMAP), localizada a 20 quilômetros do parque industrial da cervejaria, em Aquiraz, foi a entidade escolhida para assumir a gestão da fecularia.
Representando o governador Elmano de Freitas, o secretário do Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará (SDE), Salmito Filho, destacou a importância da fecularia para agregar valor à produção da mandioca na agricultura cearense. “Essa parceria com a Ambev é muito alvissareira. Nos representa uma esperança de agregar valor a uma matéria prima que é produzida no Ceará, que está na nossa cultura e que pode, ao ser transformada aqui, ser comprada pelo mercado local e, inclusive por uma indústria como a Ambev. Temos um ciclo de oportunidades múltiplas na economia. E cada oportunidade dessa, agregando mais valor”, avaliou.
O titular da SDE adiantou ainda sobre planos de aprimorar o aproveitamento da planta industrial. “Que possamos avançar no projeto do milho para que essa planta possa funcionar todos os dias do ano, processando milho e vendendo a parte que interessa para a própria Ambev e a outras indústrias para, assim, criarmos outras oportunidades”, completou.
Ainda sobre ações no âmbito da agricultura familiar, o secretário do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz, falou sobre políticas para o fortalecimento da parceria entre governo e indústria. “Quero assumir esse compromisso em nome do Estado, em nome do nosso governador e a parceria com a Ambev da gente, de fato, trazer para cá as políticas que possam fortalecer. Entre elas, a distribuição de maniva no programa Hora de Plantar. Nós já vamos trazer 800 toneladas para cá. A distribuição do milho, que é uma grande política, nós vamos comprar 150 mil toneladas para distribuir no Hora de Plantar”, destacou.
O presidente da ASPROMAP agradeceu a todos os envolvidos na concretização da fecularia e destacou a boa localização para o bom funcionamento das instalações. “Só tenho a agradecer a todos vocês que vieram. Nós precisávamos muito de uma fábrica dessa aqui dentro do nosso município. Custou a chegar, mas chegou e chegou chegando. Temos muita ajuda e, se Deus quiser, vai dar certo”, disse.
Também presente na cerimônia, o vice-presidente de Produção da Ambev, Valdecir Duarte, garantiu, além da entrega da estrutura física, assistência da companhia participando da gestão e visando a otimização de resultados. “Vamos ajudar a fecularia a ser produtiva e ter um custo mais baixo. Vamos continuar, junto com Sebrae e todos os órgãos. Temos um time de performance e de gestão e vamos estar aqui uma vez por mês para olhar o custo e a produção para que essa planta seja rentável. Não só para por apenas dois, três anos, mas pelos próximos 20 anos”, garantiu.
A Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), o Sebrae e a Organização das Cooperativas do Brasil – Ceará sou outras entidades engajadas na capacitação dos gestores da fábrica, como também na qualificação dos produtores de mandioca.
Construída em um terreno de 205 mil metros quadrados, a fecularia tem capacidade de beneficiar 30 toneladas por dia de mandioca, sendo 3 toneladas por hora, proveniente dos arredores da fábrica e de qualquer município do Ceará.
A construção da fecularia pela companhia de bebidas é uma contrapartida dos incentivos concedidos pelo Governo do Ceará, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI). Líder no mercado de cervejas, a Ambev já investiu mais de R$ 1 bilhão na unidade industrial de Aquiraz, conforme o diretor de Relações Institucionais, Rodrigo Moccia.
Participaram também da cerimônia a secretária executiva da Fazenda, Liana Machado; o deputado federal Danilo Forte; a deputada estadual Jô Farias; e o diretor da Adece, Luís Eduardo Barros.