A Polícia Civil do Maranhão, por meio da 15º Delegacia Regional de Barra do Corda, deflagrou na manhã desta sexta-feira (22) a Operação Ultimatum, com o objetivo de combater o tráfico de drogas e desarticular organizações criminosas nos municípios de Barra do Corda e Fernando Falcão. A ação cumpriu 11 mandados de busca e apreensão, resultando na condução de 11 suspeitos, dos quais cinco foram presos em flagrante. Além disso, aproximadamente R$ 15 mil em espécie foram apreendidos.
Os alvos da operação foram localizados tanto na zona urbana quanto rural dos municípios. Por exemplo, em Barra do Corda, policias realizaram buscas nos bairros Trezidela, Tamarindo e Piquizinho e no povoado Naru. Em Fernando Falcão, no povoado Leandro.
Além da grande quantidade de dinheiro, os policias também apreenderam 10 armas de fogo, incluindo rifles, revólveres, uma pistola de uso restrito e munições, além de substâncias entorpecentes como crack, maconha e skunk. Uma motocicleta com chassi adulterado também foi localizada e recolhida.
Ainda durante as diligências, os policiais apreenderam objetos que reforçam a suspeita da Polícia Civil quanto ao cometimento do crime de tráfico de entorpecentes, como balanças de precisão, radiocomunicadores, celulares, documentos e máquinas de cartão de crédito. Todo o material apreendido será periciado.
"Parabenizo a 15º Delegacia Regional de Barra do Corda pela articulação dessa importante ação integrada de combate ao crime, com a participação da Polícia Militar de Barra do Corda e Grajaú, Polícia Civil de Timon, a Feisp, o CTA, Guarda Municipal de Grajaú e Barra do Corda, resultando na desarticulação de grupos que agem contra a lei. Todo o material apreendido será analisado, periciado, para aprofundarmos as investigações que levem a mais envolvidos. O combate ao tráfico de entorpecentes é uma das prioridades da segurança pública do Maranhão, prevenindo também outros crimes”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.
O titular da 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda, delegado Brito Júnior, disse que a operação combateu não apenas o tráfico, mas a posse e o porte irregular de arma de fogo de uso restrito e a adulteração de sinal automotor. "Nós temos feito um grande avanço em repressão às organizações criminosas, ao tráfico e à pistolagem. Essa operação foi um grande golpe, foram mais de 15 mil reais apreendidos. Só mostra que as forças de segurança estão atuando. Continuaremos agindo em toda a região".
Os materiais apreendidos e os suspeitos conduzidos foram levados à 15ª Delegacia Regional de Barra do Corda.
A operação contou com o apoio de diversas forças de segurança, incluindo as delegacias regionais de Grajaú e Presidente Dutra, o Núcleo de Operações com Cães (NOC) de Timon e Imperatriz, o Centro Tático Aéreo (CTA), equipes do 5º e 37º Batalhão da Polícia Militar, a Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp) e a Guarda Municipal de Barra do Corda e de Grajaú.