Geral Inovação, Mode...

Em Portugal, Paraná participa de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo

No Web Summit Lisboa 2024, um dos maiores eventos de inovação e tecnologia do mundo, representantes da Secretaria da Inovação, Modernização e Tran...

14/11/2024 às 11h09
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
Foto: Divulgação SEI-PR
Foto: Divulgação SEI-PR

Representantes da Secretaria estadual da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI) participaram de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo, o Web Summit 2024. A conferência começou na segunda e segue até esta quarta-feira (11 a 14) na cidade de Lisboa, em Portugal, e reuniu mais de 70 mil pessoas para discutir os avanços do uso da inteligência artificial e seus impactos na sociedade.

O evento faz parte da agenda da missão do Governo do Paraná na Europa, que tem como objetivo a troca de experiências para o aprimoramento das estratégias de inovação e inteligência artificial do Estado. Na última semana, a comitiva do Paraná participou do Smart City Expo World Congress 2024, em Barcelona, na Espanha .

Em Portugal, a equipe esteve do Web Summit Experience, onde tive uma experiência imersiva dentro do ecossistema de inovação português, com palestras e visitas a startups, centros educacionais, organizações e hubs de inovação. A iniciativa é organizada pela escola de negócios StartSe e o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad).

O secretário estadual da Inovação, Alex Canziani, falou sobre a importância da participação do Paraná no evento para adquirir conhecimento sobre as principais novidades no âmbito da inteligência artificial, além de aproximar o Governo do Estado de empresas e instituições portuguesas e aumentar o potencial das startups paranaenses.

“Estamos tendo a oportunidade de conversar e fazer conexões com instituições europeias como a Apex, a AMA e até com municípios do interior de Portugal para promover essa proximidade com o Estado, que pode ser muito interessante para que possamos fazer a internacionalização de startups do Paraná através de Portugal”, afirmou.

Na segunda-feira (11) Canziani visitou a região central do país para o estabelecimento de um protocolo de intenções com as cidades de Belmonte, Fundão, Guarda, Covilhã e Promenade. Em Lisboa, se reuniu com o diretor de Gestão Corporativa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Floriano Pesaro. O secretário também conheceu o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, para buscar oportunidades de formação e capacitação para gestores.

Ainda no primeiro dia a equipe participou de palestras sobre mudanças tecnológicas, uso da inteligência artificial, empreendedorismo e investimento em inovação, além de uma visita ao Café Joyeux, restaurante que desenvolve em parceria com empresas um projeto de capacitação e emprego direto para pessoas com Síndrome de Down.

Na terça-feira (12) representantes da SEI se reuniram com integrantes da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), instituto público responsável pela promoção e desenvolvimento da modernização e transformação digital administrativa em Portugal. O encontro teve como objetivo estreitar as relações entre os órgãos e abrir oportunidade para parcerias como intercâmbio de experiências e desenvolvimentos de plataformas e programas de capacitação conjuntas.

Para o diretor de Inovação da SEI, Fabricio Bianchi, o evento traz oportunidades de conexão e conhecimento sobre como diferentes países estão utilizando e criando soluções com base na inteligência artificial e robótica, principalmente voltadas para governos e cidades inteligentes. “O evento traz startups de mais de 100 nacionalidades, passamos por estandes desses países e vimos como lugares estão desenvolvendo estratégias de atração de investimentos em startups para poder incentivar os empreendedores e a mão de obra”, destacou.

“Olhando para o Paraná, são muitas oportunidades para os projetos que estamos trabalhando, como a conectividade rural, investimentos nas startups e ambientes promotores de inovação, conexão com universidades, para poder fazer com que a inovação de fato gere renda, empregos, inclusão e letramento digital”, disse Bianchi.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários