A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) participa do Seminário Nacional Universaliza, realizado até quinta-feira (14), em Brasília (DF). Organizado pela Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), o evento reúne cerca de 500 pessoas de todo o Brasil para a discussão de políticas públicas para o setor.
Na programação deste ano, o Seminário aborda o saneamento a partir dos impactos na qualidade de vida, e em um contexto global de transformação climática soluções sustentáveis financiamentos públicos e privados, segurança hídrica, regulação, tributação e atuação em áreas rurais e urbanas. Participantes do seminário na capital federal
Além da Cosanpa, representantes de outras 23 empresas estaduais de saneamento participam do Seminário, assim como membros de instituições, incluindo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Associação Brasileira de Saneamento (Abrasan) e Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e ainda de centros de pesquisa, universidades e bancos nacionais e internacionais.
Saneamento e clima- Diretora de Pessoas e Logística da Cosanpa, Paloma Lins integrou nesta quarta-feira (13) painéis de debate sobre o saneamento no contexto da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025.
“Foi uma oportunidade de reforçarmos os investimentos feitos na área de saneamento e reafirmarmos a importância de inserir, cada vez mais, o tema nos debates climáticos, tendo em vista que não tem como se falar em mudanças climáticas se não se falar em saneamento, água potável e esgotamento sanitário. Com certeza, sairemos com parcerias fortalecidas para tudo o que vem sendo feito de investimento no saneamento por parte da Companhia de Saneamento do Estado do Pará”, destacou Paloma Lins.
A agenda de debates prossegue até esta quinta-feira (14). Além de discutir o futuro do saneamento, o Seminário integra as comemorações pelos 40 anos da Aesbe, a maior associação representativa do setor de saneamento no País.