A preocupação com a sustentabilidade e a redução de emissões dos gases causadores do efeito estufa têm se tornado cada vez mais presente entre as empresas. Nos últimos dois anos, clientes da Copel no Paraná e em todo o Brasil garantiram que 5,5 milhões de megawatts-hora (MWh) fornecidos pela companhia fossem provenientes de fontes 100% renováveis. Essa quantidade de energia foi atestada por meio dos certificados de energia renovável (I-RECs) oferecidos pela Copel.
Esses certificados são comprados pelas empresas a fim de comprovar o consumo de energia renovável, no presente e no futuro. Somente em 2024, a Copel comercializou certificados que somam 2,1 milhões de MWh de energia renovável – o equivalente ao consumo médio da cidade de Curitiba durante cinco meses e meio.
Os I-RECs (sigla em inglês para o modelo internacional de certificados de energia renovável) fazem parte de um sistema global que permite comprovar que a energia adquirida provém de fontes renováveis.
“Com esses certificados, é possível atestar que a energia provém de uma fonte renovável. Sua aquisição demonstra que o consumidor está comprometido em diminuir o impacto ambiental causado pelo consumo de energia”, ressalta Rodolfo Lima, diretor-geral da Copel Mercado Livre.
VALOR E SUSTENTABILIDADE– A comercializadora de energia no mercado livre pertencente à Copel passou a ofertar os certificados de energia renovável em 2022, com o objetivo de atender às necessidades e aos compromissos dos clientes do mercado livre de energia.
“Cada vez mais os investidores, os clientes e a sociedade como um todo têm valorizado práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade e ajudam a minimizar as mudanças climáticas”, explica o superintendente de clientes da Copel Mercado Livre, Artur Felipe Pessuti. "A aquisição dos I-RECs contribui para agregar valor aos produtos e serviços das empresas ao comprovar que elas estão comprometidas com práticas sustentáveis e alinhadas à transição para uma matriz energética totalmente renovável”.
Uma das empresas que está investindo em sustentabilidade por meio dos certificados de energia renovável é o Grupo Barigui, que atua no segmento de comercialização de automóveis. A empresa busca, com isso, aprimorar o processo de neutralização de carbono das suas concessionárias de veículos e reafirmar o compromisso com a sustentabilidade e redução das emissões.
“O nosso grupo está sempre em busca de novas soluções que possam vir a minimizar o impacto de suas atividades, contribuir para um mundo mais sustentável e com menos emissões de carbono”, afirma Cristina Laura, gerente administrativa da Barigui.
Ela destaca que os certificados são uma forma de agregar valor a este processo, garantindo a compra de energia somente de fontes renováveis em conjunto com as demais iniciativas de proteção ambiental já em andamento em todo o Grupo.
Outra empresa que vê valor nos I-RECs é o Costão do Santinho Resort, de Florianópolis. Em 2022, quando a empresa buscava a certificação ESG, decidiu adquirir os certificados. “Nós precisávamos ter uma comprovação da compra da nossa energia, já que atuamos no mercado livre desde 2009 para 2010”, explica o gerente de Projetos da empresa, Anderson Tavares.
Ele destaca a eficiência dos certificados para comprovar a origem da energia que adquire. “Antigamente a comprovação se baseava na nota fiscal ou na empresa de que estávamos comprando. Hoje tem os I-RECs para facilitar e comprovar essa energia. Eles são a comprovação de que a energia que estamos comprando é de fonte renovável, limpa.”
COMO FUNCIONA– Cada I-REC representa 1 MWh de energia produzida por uma fonte renovável, neutralizando as emissões de gases de efeito estufa associados ao consumo de eletricidade. Os I-RECs são o produto ideal para as empresas que precisam comprovar as emissões do escopo 2 – provenientes do consumo de energia elétrica comprada do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Para adquirir os certificados de energia renovável, as empresas que fazem parte do mercado livre de energia podem entrar em contato com a Copel por meio do site copelmercadolivre.com e do WhatsApp 41 33105815.