O Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), em parceria com o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), promoveu entre os dias 25 e 27 de novembro, na cidade de Pindorama a 24ª Feira da Colheita, com recursos provenientes de emenda parlamentar.
O evento reuniu produtores da agricultura familiar, expositores e visitantes, promovendo o desenvolvimento econômico local e destacando a diversidade e a qualidade dos produtos da região, como ovos caipira, farinha de mandioca, doces, bolos, paçocas, feijão, abacaxi, melancia, maxixe, mandioca, alho, entre outros.
Além de impulsionar o comércio local, a feira contou com uma programação técnica rica, incluindo palestras e oficinas voltadas para os produtores, com temas como manejo de bezerros, aquaponia, manipulação de alimentos e apicultura.
Fortalecimento das cadeias produtivas
O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, destacou a importância do evento para o fortalecimento das cadeias produtivas e o incentivo aos produtores: "A Feira da Colheita é mais do que um espaço de comercialização. É uma oportunidade de trocar experiências, acessar conhecimento técnico e fortalecer a economia local e principalmente as cadeias produtivas. Nosso objetivo é apoiar os produtores trazendo capacitações, tecnologias de baixo de custo, que geram renda e garantem a segurança alimentar, as feiras que temos realizado, dão suporte a essas ações", declarou o presidente.
Expositores
A expositora Edelaine Rodrigues de Souza, que trouxe bolos, doces e temperos, falou com entusiasmo sobre sua experiência na feira:
"Estamos gostando muito. É uma oportunidade incrível para as pessoas conhecerem nossos produtos, para divulgação. A estrutura está ótima, o movimento aumentou muito, e eventos assim incentivam outros agricultores a participarem. É muito bom ver as pessoas valorizando produtos naturais", ressaltou.
Nelson Batista de Oliveira, que participou pela primeira vez, estava otimista com as vendas:
"Com fé em Deus, vou vender tudo. A feira está melhor do que no domingo. É uma oportunidade boa, e tudo que vendermos já é lucro", expressou Nelson.
Outro expositor, Gedson Ferraz Gaspar, produtor com vasta experiência e diversidade em sua propriedade, destacou o impacto positivo da feira não apenas nas vendas, mas também na divulgação de suas atividades. Ele comentou sobre os ajustes estratégicos que realizou ao longo dos três dias de evento:
"Participo da feira desde o início, e trouxe um pouco de tudo que produzo. No primeiro dia, apostei na panificação com esfirras, pastelões e enroladinhos, mas a saída não foi como eu esperava. Então, mudei a estratégia e decidi focar em produtos da horta, como quiabo, jiló, maxixe e tomatinho, que venderam muito bem. Além disso, trouxe peixes do meu pesque-pague e doei para o bagfish do evento, o que já atraiu visitantes interessados no meu empreendimento. Estou investindo cada vez mais na diversificação, com a ideia de agregar valor às atividades da minha propriedade, como turismo rural, cozinha caipira e até café da manhã com produtos típicos. A feira foi essencial para divulgar essas iniciativas e me motivar a buscar novas cadeias produtivas que atendam à demanda local e turística. Eventos como este nos fazem perceber o potencial que temos e nos dão coragem para inovar", frisou o produtor.
Contribuição técnica para os produtores
Um dos momentos mais aguardados foi a palestra do extensionista rural Bruno Ribeiro de Sousa sobre o manejo de bezerros. Ele ressaltou a importância de cuidados iniciais para garantir a saúde e a produtividade do rebanho:
"Os primeiros cuidados com os bezerros são determinantes para a eficiência na propriedade. A ingestão de colostro, por exemplo, é essencial, pois representa cerca de 95% da viabilidade desses animais. Detalhes como vermifugações, vacinas e manejo adequado fazem toda a diferença no futuro do rebanho", explicou o técnico.
Encerramento com impacto positivo
A Feira da Colheita em Pindorama encerrou mais uma edição com impacto positivo, reforçando o compromisso do Ruraltins em apoiar os produtores e promover o desenvolvimento do setor. O evento não apenas movimentou a economia local, mas também inspirou a comunidade ao aumento da produtividade.