Gestores escolares, professores, coordenadores regionais e equipe da Secretaria da Educação (Seduc) estiveram reunidos no 2º Seminário Estadual de Gestão da Educação Pública – Jovem de Futuro, na quarta-feira (13/3), durante a Semana da Educação. Foram discutidos temas diversos, como proteção à trajetória acadêmica dos estudantes do Rio Grande do Sul, potencialidades das avaliações educacionais no contexto gaúcho e bem-estar, convivência e a dimensão relacional da gestão escolar. O evento contou com a presença da titular da Seduc, Raquel Teixeira, e do superintendente-executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques.
A partir deste ano, 696 escolas de Ensino Médio da Rede Estadual, em 20 Coordenadorias Regionais de Educação, integram o Programa Jovem de Futuro, que se utiliza de uma metodologia de gestão para organização dos processos de gestão educacional e escolar. O foco está no estudante, na promoção da coerência interna do sistema e no aprendizado contínuo dos gestores das três instâncias da educação pública: Secretaria da Educação, Coordenadorias Regionais e escolas estaduais.
“Estamos promovendo uma série de mudanças na educação do Rio Grande do Sul e vivenciando transformações educacionais em nível mundial. Por isso, esta Semana da Educação é um momento que reservamos para ampliar o debate, engajar a participação das pessoas e conscientizar sobre todos esses processos. Temos um corpo docente da mais alta qualidade e dedicação no Estado, e isso só pode dar resultados positivos. Com a aproximação dos setores público e privado, nós queremos que os jovens sejam cada vez mais protagonistas de sua própria trajetória”, destacou Raquel.
No mesmo dia, na sede do Instituto Caldeira, foi realizado o 1° Encontro do Programa Partiu Futuro, que reuniu representantes de entidades privadas e alunos das escolas técnicas estaduais. A proposta foi promover uma aproximação para que os estudantes sejam contratados como jovens aprendizes. Na ocasião, quatro instituições já assinaram e se comprometeram com o termo de adesão para contratação futura dos jovens aprendizes. São elas: Ceasa, Instituto Caldeira, Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (Cics) e Sindilojas Porto Alegre.
Live sobre a implementação do Ensino Médio no Brasil
Para concluir a Semana da Educação, a titular da Seduc destacará as experiências exitosas realizadas no Ensino Médio pelo Brasil e trará, para o debate, o superintendente Nacional de Educação do Serviço Social da Indústria (Sesi), Wisley Pereira. A transmissão da live será na sexta-feira (15/3), a partir das 10h, pelo canal do YouTube TV Seduc RS.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Camila Cargnelutti/Secom