Em meio a emoção e alegria dos seus 210 medalhistas, a segunda edição da Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa (OLINPI) foi finalizada nesta quarta-feira (27), em cerimônia realizada no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina.
Além das medalhas de ouro, prata e bronze, todos os finalistas da OLINPI foram premiados com bolsa no valor de R$ 300,00 por seis meses, totalizando R$ 1.800,00, como destaca o secretário Washington Bandeira. “A premiação das medalhas foi estabelecida de acordo com o rendimento desses alunos na segunda fase, mas eles também terão direito a uma bolsa que nós pagamos aos campeões das nossas Olimpíadas do Conhecimento”, explicou Bandeira.
Iniciativa da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc/PI), a etapa final da competição reuniu 210 estudantes e 51 professores da Rede Estadual de Educação. O torneio é dividido em três níveis, cada um deles referente a uma série do Ensino Médio.
No nível 1, o destaque foi para Jadson Campos Soares, aluno da Unidade Escolar José Lustosa Elvas Filho, de Bom Jesus. No nível 2, o melhor desempenho foi alcançado por Héric Eduardo dos Santos, estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, localizado em Teresina. No nível 3, também de Teresina, do Ceti Didácio Silva, Ingridy de Sousa Freitas foi a grande vencedora.
“Foi uma experiência muito gratificante, ainda mais para os alunos que se esforçam muito em todas as Olimpíadas que são propostas pelas escolas. É muito satisfatório poder trazer uma medalha tão importante para a escola que tanto nos apoia. Tivemos acesso a grandes oportunidades que, muitas vezes, não imaginaríamos que poderíamos ter acesso”, garantiu Ingridy.
A Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa é voltada exclusivamente para estudantes da Seduc. Nos últimos três dias, os alunos classificados para a etapa final participaram de uma jornada imersiva, na qual puderam se aprofundar no estudo da Língua Portuguesa.
Natural da comunidade Cajueiro, no município de Patos, distante 408 quilômetros de Teresina, Fabrício Sousa foi um dos medalhistas de bronze do nível 2 da competição. Premiado em duas edições do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²), ele não poupou elogios ao torneio de Língua Portuguesa. É um evento maravilhoso, que promove muito a nossa inteligência. Faz com que a gente queira se esforçar cada vez mais para poder estar aqui todos os anos. É incrível estar aqui”, comemorou o medalhista.
Na oportunidade, também foram premiados os professores que se destacaram nesta edição, durante o Desafio Docente, que avaliou o desenvolvimento de estratégias didáticas inovadoras.
. Edinar Marques Dos Santos - Ceti Desembargador Pedro Sá (Oeiras)
. Renato De Carvalho Santos - Ceti Rocha Neto (Oeiras)
. Francisca Jozicleia Souza - Unidade Escolar Pedro Evangelista Caminha (Geminiano)
. Lidiane De Carvalho Rocha - Ceti Marcos Parente (Picos)
. Nilda Ferreira Ribeiro - Ceti Moderna (São Raimundo Nonato)
. Alírio Borges Vieira Laranjeira Da Rocha - Ceti Professor Antônio Maria Madeira (Teresina)
. Jessica Monteiro De Sousa Pereira - Ceti Maria Dina Soares (Teresina).
“Foi uma experiência riquíssima para todos nós, professores e estudantes. Nós aprendemos coletivamente, interagindo, com atividades dinâmicas de gamificação, de gravação de podcast também. É a minha primeira experiência na OLINPI e eu estou simplesmente amando. Parabéns aos organizadores”, revelou Jozicleia Souza, professora premiada.
Da mesma forma, foram reconhecidas as três Gerências Regionais de Educação (GREs) com o maior número de medalhas de ouro, por nível.
. Nível 1: 19ª GRE
. Nível 2: 3ª GRE
. Nível 3: 21ª GRE
A OLINPI é uma ação do Seduc Olímpica, iniciativa criada no ano passado e responsável por promover uma série de projetos pedagógicos inéditos e grandiosos, como o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²) , a Olimpíada Piauiense de Língua Estrangeira Moderna (SEDUC LEM), Jornada Estadual de Lançamento de Foguetes e a Olimpíada Estadual de Ciências (OEC).
1 / 27