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Seminário debate importância das avaliações diagnósticas para as redes municipais

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nessa segunda-feira (4), um seminário sobre a importância das avaliações diagnósticas para as escolas da...

05/03/2024 às 14h37
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Ceará
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Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, nessa segunda-feira (4), um seminário sobre a importância das avaliações diagnósticas para as escolas das redes municipais. Os exames de conhecimento constituem-se como principal indicador para a formulação e o monitoramento das políticas públicas, assim como para o direcionamento das práticas pedagógicas nas escolas. O evento, que reuniu secretários municipais de Educação, coordenadores das Regionais da Seduc e técnicos educacionais, teve o intuito de promover reflexões sobre a temática.

O seminário contou com a participação da secretária Eliana Estrela e dos secretários executivos de Cooperação com os Municípios, Emanuelle Grace; de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira; e do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes. A ação foi promovida em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A programação foi aberta com o painel “30 anos do Spaece: avanços e desafios”. Eliana Estrela ressalta que é preciso, sempre, buscar ir além do que já foi conquistado, com o objetivo de avançar mesmo quando os resultados já se apresentam bons.

“Por meio das avaliações, nós conseguimos analisar tudo o que construímos até aqui e o que podemos ainda alcançar. Nada está pronto. Temos um caminho a percorrer em busca de melhorar. Na realidade, o que importa não é só o ranking, nem o resultado puro e simples, mas o que se constrói na sala de aula, de modo que a criança aprenda na idade certa, possa progredir com seus estudos e futuramente entrar na universidade, tendo uma vida mais digna e justa. Essa é a nossa missão. Não podemos deixar nem uma criança sem aprender”, enfatiza a secretária.

Emanuelle Grace agradeceu a todos os parceiros e colaboradores pelo envolvimento no processo, em busca de garantir a qualidade da educação às crianças e jovens nos municípios. “Nós podemos nos tornar gigantes quando unimos e somamos forças, pensamentos e ideias. Que possamos fazer da nossa pequenez, a nossa grandeza, olhando para as nossas crianças, para que elas possam ter sempre maiores e melhores oportunidades”, destaca.

Foto: Reprodução/Secom Ceará
Foto: Reprodução/Secom Ceará

Melhores chances

Lina Kátia, coordenadora do CAEd, lembra que, segundo pesquisas, a criança alfabetizada na idade certa tem 80% a mais de chances de seguir com sucesso na vida escolar. “Essa história nasceu no Ceará, que estendeu a mão ao Brasil todo. É com muito orgulho que o CAEd aplica o teste e vibra quando o resultado do Ceará chega. Esse estado conseguiu superar desafios e mudar o rumo em direção ao sucesso, com muita força e determinação”, observa.

José Marques Aurélio, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação no Ceará (Undime-CE), pontua que o Ceará já atingiu maturidade em relação ao regime de colaboração com os municípios. “Desejo que o resultado do Spaece 2023 sirva como um trampolim para que cresçamos ainda mais. Cada secretário defende uma municipalidade, mas nós defendemos o resultado do Ceará como um todo. Estamos juntos e reafirmamos o compromisso também com o Ensino Médio, pois nossos jovens são cidadãos de cada município, mesmo quando saem das redes municipais”, explica.

Spaece

O Governo do Ceará, por meio da Seduc, vem implementando desde 1992 o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). A ação caracteriza-se como avaliação externa em larga escala que avalia as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. As informações coletadas a cada avaliação identificam o nível de proficiência e a evolução do desempenho dos alunos.

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