Tomaram posse, nesta quarta-feira (28), os novos professores e técnicos aprovados no concurso da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). A solenidade aconteceu no Palácio Pirajá e foi a última etapa do certame antes de os aprovados receberem seus ofícios de apresentação. Primeiro, às 10h, tomaram posse 75 técnicos administrativos e, às 11h, foram 85 novos professores.
Presente no evento, o reitor da Uespi, Evandro Alberto, destacou a importância dos novos técnicos. “Com a chegada deles, teremos pelo menos um profissional em cada campi da instituição, sendo distribuídos pelos setores de analista de informação, técnico de informação, técnico de informática, mas principalmente no campus de Teresina, onde havia a necessidade de reposição no setor administrativo”, comenta o reitor.
Na cerimônia, o vice-reitor, Prof. Dr. Jesus Abreu, também expressou sua satisfação. “Este é um momento de celebração, pois contamos com vocês, técnicos, para nos auxiliar em todas as nossas atividades. Admiramos profundamente o comprometimento de cada um de vocês, que ingressaram em nossa instituição por meio de um concurso público. Agora, oficialmente, sejam todos bem-vindos à família Uespi", frisa Abreu.
Segundo a diretora do Departamento de Gestão Pessoal (DGP), Célia Maria, os novos profissionais iniciarão suas atividades assim que entregarem o ofício. Após a apresentação e a inclusão na folha de pagamento, eles começarão efetivamente a exercer suas funções.
Um dos novos técnicos que tomou posse foi Mauro Vinicius de Sousa Araújo, bacharel em administração. “Estou imensamente feliz por ter conquistado a única vaga disponível para minha cidade, Oeiras. Minhas expectativas são elevadas e estou determinado a crescer continuamente. Tenho plena confiança de que a Uespi proporcionará uma valiosa experiência. Estou comprometido em desempenhar com dignidade e ética o cargo que me foi concedido", disse Araújo.
Novos professores fortalecem o ensino na Uespi
Para o reitor da Uespi, professor Dr. Evandro Alberto, os novos docentes empossados vão agregar na construção da história da Uespi. “Isso representa mais uma grande conquista para eles, para nossa instituição e todo o Estado. Eles chegam com a nobre missão de promover o ensino, a pesquisa e a extensão, contribuindo para elevar a qualidade do ensino superior em nosso Estado. Com essa chegada, somam-se aos colegas já presentes, fortalecendo ainda mais nossa comunidade acadêmica”, ressaltou.
A pró-reitora de Ensino e Graduação, professora Mônica Gentil, deu as boas-vindas, animou os novos docentes e agradeceu aos profissionais envolvidos na execução do certame. “Meu conselho para os novos colegas é que vejam o ambiente de trabalho, a sala de aula como um ambiente de prazer e que sejamos, enquanto docentes, exemplos para toda a comunidade acadêmica", ressalta Mônica.
Para a pró-reitora adjunta de Administração, professora Rosineide Candeia, a posse dos novos docentes representa um momento na história da universidade. “A Uespi é esse espaço plural que recebe hoje os nossos novos docentes com muita alegria e satisfação. Temos uma universidade que está sendo renovada e os nossos novos docentes farão parte dessa história agora”, frisou.
Maria da Luz Oliveira Alves, a mais nova docente da Uespi, define o momento de posse como uma incumbência de exercer suas funções com responsabilidade e compromisso. “Meu desejo é que tanto eu, como meus novos colegas docentes, façamos jus ao cargo que estamos assumindo e que de fato nós possamos contribuir com a comunidade acadêmica da UESPI, com a pesquisa, o ensino e a extensão", disse a professora.