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Docente da Rede Estadual é vencedor em categoria de Tecnologia do Prêmio Professor Porvir

Matéria atualizada na terça-feira (27/2), às 14h33O professor Henrique Lopes, da Escola Humberto de Campos, da 8ª Coordenadoria Regional de Educaçã...

27/02/2024 às 15h23
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom RS
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Projeto de Henrique Lopes incentiva realização de atividades criativas para jovens que cumprem medida socioeducativa -Foto: Divulgação Sedac
Projeto de Henrique Lopes incentiva realização de atividades criativas para jovens que cumprem medida socioeducativa -Foto: Divulgação Sedac

Matéria atualizada na terça-feira (27/2), às 14h33

O professor Henrique Lopes, da Escola Humberto de Campos, da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), região de Santa Maria, foi o vencedor do Melhor Projeto de Tecnologia do Prêmio Professor Porvir, promovido pelo Instituto Inspirare.

O projeto de Lopes visa incentivar a realização de atividades criativas para jovens que cumprem medida socioeducativa. Com aulas de robótica e projeto de vida, estudantes de 9º ano da Educação de Jovens e Adultos (EJA) aprendem a produzir peças de baixo custo e a desenhar protótipos mais complexos no computador.

As atividades são oferecidas no laboratório de robótica da escola – como oficina educacional envolvendo conceitos relacionados a matemática, língua inglesa, projeto de vida, cultura digital, mercado de trabalho e tecnologia de forma interdisciplinar.

A meta é desenvolver o senso crítico, a interatividade e a parte lúdica dos alunos participantes. A realização do projeto também contou com o apoio e a parceria da professora Kellen de Lima Machado; da diretora Carla Hernandez Flores; e da coordenadora pedagógica, Sinara Vargas Martins, todas colaboradoras da oficina.

Em agosto de 2022, a instituição de ensino recebeu do governo do Estado um kit para a formação de um laboratório de robótica, com canetas 3D, impressora 3D, máquina de corte laser, kits e peças de robótica, entre outros equipamentos que incentivam a criatividade e o protagonismo juvenil.

Professor vencedor

O projeto concorreu com mais de mil em todo o país e, desses, apenas 32 foram selecionados para a parte final. Conforme Lopes, o projeto da Escola Humberto de Campos está dentro do Centro de Atendimento Socioeducativo, que recebe adolescentes que cometeram atos infracionais dos 14 aos 19 anos e que estão em atendimento pelo Estado.

“Estamos muito contentes com a premiação. Para este ano, nossa ideia é que a oficina se torne um curso profissionalizante. Temos a estrutura, a robótica e os utensílios necessários para que eles trabalhem a dimensão lúdica ligada à parte profissional e ao mundo do trabalho”, conta o professor. “Será uma ampliação que trará muito ganho para nossa região e para os adolescentes que precisam da ressocialização. É algo que ajuda na recuperação da autoestima dos alunos, para que tenham um futuro promissor.”

Premiação

Todos os vencedores de todas as categorias e premiações especiais foram convidados para participar do Festival Porvir, em maio de 2024, na cidade de São Paulo. As despesas de viagem, alimentação e hospedagem serão pagas pela organização.

Durante a programação, os ganhadores receberão homenagens e terão acesso a espaços para apresentar suas práticas e debater com outros educadores sobre os desafios da profissão. Eles também receberão o direito de uso do selo de Professor Porvir, que identificará docentes que influenciam a transformação da educação.

O grupo de educadores com o selo manterá um contato próximo com a equipe do Porvir, receberá orientações sobre como compartilhar seu trabalho e suas ideias com outros educadores por diferentes canais e será indicado para participar de conversas e eventos sobre educação.

Prêmio Professor Porvir

O Porvir é a principal plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil. Desde 2012, mapeia, produz e difunde referências para inspirar e apoiar transformações que garantam equidade e qualidade na educação a todos os estudantes brasileiros. Em 2019, após sete anos como um projeto do Instituto Inspirare, tornou-se uma organização autônoma e sem fins lucrativos.

Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom

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