Educação Piauí

Alunos de escolas estaduais comemoram aprovações para o ensino superior pelo Sisu

As ações realizadas pela Seduc contribuíram com o desempenho dos jovens.

01/02/2024 às 13h22
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Alegria e muita emoção marcam o resultado do Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2024, na terça-feira (30), para centenas de estudantes da rede estadual de ensino, que comemoram a aprovação no ensino superior. Ao todo, estão sendo ofertadas 264.360 vagas, distribuídas em 127 instituições de ensino superior pelo processo de seleção do Sisu.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabenizou os resultados alcançados pelos estudantes e destacou as ações da Seduc que foram realizadas para contribuir com o desempenho dos jovens.

“Sempre acreditamos no potencial dos nossos estudantes e agora eles mostraram que os investimentos em Educação podem levá-los para um futuro muito melhor. Em 2023 modernizamos a estrutura das escolas, tivemos um planejamento pedagógico bem feito, demos incentivo aos professores e alunos e apostamos nas revisões extras por meio do Novo Pré-Enem Seduc + Pré-Saeb. Chegou a hora de comemorar a conquista dos Estudantes Seduc”, comemora o gestor.

Um desses estudantes é Caroline Nascimento, aluna do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Inês Maria de Sousa Rocha, em Piripiri. Ela foi aprovada em Psicologia na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A estudante conta que ficava entre 7h20 às 16h30 na escola e aproveitava o tempo em casa para se preparar para o Enem.

"Não foi fácil chegar até aqui. Muitas vezes me senti desmotivada por achar que não conseguiria. Passei muitas noites estudando até mesmo de madrugada para conseguir cumprir toda a minha carga horária. Chorei muito, passei muitas noites com ansiedade e tive muita insônia, mas no fundo nunca tive coragem de desistir. Estudava das 19h30 às 0h ou até mesmo mais tarde que isso, às vezes ficava acordada até 2h da manhã para conseguir assistir todas as aulas e fazer todos os exercícios. Estudava durante a semana e aos domingos descansava. Essa foi toda minha rotina durante todo o ano até o dia de realização da prova do Enem", revelou a jovem.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em Floriano, o estudante Gustavo Lopes, do CETI Djalma Nunes, comemorou a sua aprovação no curso que tanta almejava. O jovem irá cursar Direito na Universidade Federal do Piauí (UFPI). "É um misto de emoções que estão circulando em mim nesse momento. Sinto uma enorme gratidão e anseio para poder iniciar esse curso e poder tirar proveito de cada nova descoberta que essa jornada tem a me proporcionar. Não há palavras para descrever todo o apoio e motivação e companheirismo dos meus pais nessa jornada dos meus estudos", disse Gustavo.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Bianca Oliveira foi aprovada em 2° lugar para Enfermagem na UFPI. Filha de um pai mecânico e uma mãe dona de casa, Bianca credita sua conquista ao apoio incondicional de seus pais e ao auxílio da sua escola na preparação para o Enem. "Foi uma mistura de sentimentos, principalmente, felicidade e gratidão. Eu não sabia qual curso iria fazer, mas a área da saúde sempre me agradou e conversando com amigos e familiares, me identifiquei com a enfermagem. Me preparei bastante para alcançar essa conquista, participei da edição do Pré-Enem Seduc aqui em Picos. O apoio dos meu pais, minha irmã, amigos e dos professores do CETI Marcos Parente foram fundamentais", revelou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A jovem é estudante do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Marcos Parente, em Picos, e atuou no programa Oportunidade Jovem como monitora de Língua Portuguesa. "Os professores do Ceti Marcos Parente deram aulas aos sábados, prepararam simulados. Foram momentos de muito estudo e resolução de questões. Parte da minha conquista devo muito à minha escola", pontou a aluna.

Em Altos, o estudante do Ceti Rama Boa, Tarcio Higor do Nascimento, passou para o curso de Engenharia Civil na Universidade Federal do Piauí (UFPI). O jovem sempre pôde contar com o apoio e o incentivo de seus pais para investir seu tempo nos estudos, em busca de um futuro de sucesso.

“Esse é um sentimento de dever cumprido, uma sensação de que o esforço e a dedicação que tive foram recompensados e que o trabalho, apoio e empenho que a escola e minha família tiveram ao longo desse trajeto foram valorizados. Foram várias revisões, cadernos de questões respondidas, modelos a serem aprimorados de redação feitas por mim. E diálogos com professores que me fizeram ter uma maior clareza em vários aspectos. As revisões do Pré-Enem Seduc também foram essenciais para uma melhor preparação e maior conhecimento adquirido", expressou Tarcio.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Karoliny Soares, também do Ceti Rama Boa, irá cursar Energias Renováveis na Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e expressou sua felicidade com a sua aprovação. "Fiquei muito feliz por esse resultado. Participava de todas as revisões do Pré-Enem Seduc e contava sempre com o incentivo dos meus pais nos estudos", disse Karoliny.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Em Teresina, a aluna do Ceti João Henrique de Almeida Sousa, Ana Julia Pereira, foi aprovada em Enfermagem na Uespi e comemora a conquista. "Me sinto realizada e extremamente feliz. Enfermagem era minha segunda opção. Minha preparação foi bastante intensa, resolvendo várias questões e lendo bastante", revelou a jovem.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Mais um dos estudantes aprovados do Ceti João Henrique foi o aluno Maciel Segundo, que irá cursar Engenharia Elétrica na UFPI. O jovem sempre participava das olimpíadas de conhecimento que a escola proporcionava e era um dos representantes dos desafios do Pré-Enem Seduc.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

"Estou muito feliz com meus resultados. Tudo isso foi fruto de muito esforço que venho tendo desde o meu primeiro ano no CETI João Henrique. Eu considero minha preparação para o Enem boa, eu estudava para a escola e me aprofundava nos assuntos em que os professores mais falavam que poderia cair ou que mais se repetiam em provas antigas do Enem. Quero continuar me esforçando cada vez mais para obter resultados ainda melhores a cada dia", afirmou Maciel.

Sâmyo Soares, estudante do Ceti Cônego Cardoso, cursará História na UFPI. O jovem já foi medalhista de Bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia, de cristal na Olimpíada Brasileira de Ciências Humanas e agora comemora mais uma conquista. "Esse é um momento de muita emoção, onde vejo diante de mim algo que sempre sonhei e cotei para mim, algo meu. Uma história escrita com a colaboração e educação dos meus professores e todo o time de minha escola, junto com a minha família. Hoje me encontro em uma emoção que todo estudante deveria sentir, a de aprovação em uma universidade pública federal", ressaltou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Arquitetura e Urbanismo foi o curso que sempre esteve na primeira opção de escolha para o estudante Willian Pereira, do Ceti Cônego Cardoso, e agora ele expressa sua felicidade por ser aprovado na UFPI em seu curso mais desejado. "Felicidade imensa com certeza é o que define esse momento para mim. Meus pais sempre foram uma base fundamental para que eu pudesse obter a tão sonhada aprovação. Além disso, eu contava com o auxílio dos professores da minha escola e em casa tirava um período de estudos para focar nos assuntos que não compreendia de maneira adequada. Destaco também as revisões do Pré-Enem Seduc que são de grande importância para nós, alunos de escola pública", afirmou o aluno.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Joice da Silva Brito, a estudante de ouro do Ceti Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, foi coroada com mais uma conquista: o ingresso no ensino superior. Ela foi aprovada no curso de ciências contábeis na Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). “O resultado foi ótimo. Toda a minha família ficou feliz com a aprovação”, comemorou Joice.

A estudante se dividia em ajudar os pais nos afazeres de casa e a ensinar os vizinhos em matérias escolares. À noite ela se dedicava aos estudos na escola e que resultou na medalha de ouro no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME²). “A minha rotina era corrida. Estudei na turma da noite e os professores conseguiram algumas atividades no turno da manhã para nos preparar para o Enem. Todo o apoio da escola nessa jornada, todo o esforço e o incentivo dos professores foram essenciais", lembrou a jovem.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A estudante Ana Emília da Silva Ramos é egressa do Ceti Otávio Falcão, localizado no município de Porto. Ela foi aprovada em Direito na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Durante a sua preparação, Ana Emília participou ao máximo das ações promovidas pela Seduc, principalmente do Pré-Enem Seduc.

“Essa vitória eu dedico aos meus pais e principalmente para minha mãe. Eu participei de todos os eventos da Seduc. Uma pessoa que se destacou na minha preparação foi a professora Silvana Maria. Ela foi mais que uma professora, uma amiga que quero levar para o resto da vida”, celebrou a estudante.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários