Educação Piauí

Estudante de São Raimundo Nonato é aprovada em Medicina na UFPI

Maria Clara concluiu o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Edith Nobre de Castro e conciliava seus estudos com a preparação pa...

01/02/2024 às 13h22
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

O resultado do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) trouxe felicidade e muita comemoração para a estudante da rede estadual de ensino  Maria Clara Ribeiro de Castro. A jovem, natural de São Raimundo Nonato, conquistou um dos seus maiores sonhos, a aprovação para o curso de Medicina, na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

“O meu sentimento é de orgulho e gratidão. Sinto que todo o esforço, tanto meu como da minha família, valeu a pena. Sinto mais do que nunca o poder da educação na vida das pessoas, por isso agradeço aos meus pais por todo o direcionamento nesse sentido. É realmente um sonho alcançar essa conquista e saber que todo o caminho de estudos até aqui valeu a pena”, disse a estudante.

Maria Clara concluiu o Ensino Médio no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Edith Nobre de Castro e conciliava seus estudos com a preparação para o Enem. A aluna contava com o auxílio da escola, participava das revisões do Pré-Enem Seduc e tinha uma rotina de estudos em casa pela internet.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

“Sabia que teria um longo caminho pela frente para conseguir atingir as notas necessárias para entrar no curso que sonho, então, entre erros e acertos, me dediquei ao longo desses três anos de Ensino Médio. Minha preparação consistiu em conciliar a escola com estudos em casa direcionados para o Enem. Foquei em áreas como Redação e Matemática, sem negligenciar as demais”, revela.

Sendo um dos grandes destaques do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²), ao alcançar medalha de ouro, além do desempenho na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Maria Clara descobriu uma grande afinidade pela disciplina de Matemática e considera que sua participação nas olimpíadas torneio trouxe um impacto positivo na sua nota do Enem.

"De fato, notei o impacto positivo do TME² e da OBMEP na minha prova de Matemática do Enem. Apesar de terem abordagens diferentes da disciplina, as olimpíadas de Matemática desenvolvem nosso raciocínio lógico e proporcionam um aprendizado mais completo e aprofundado dos conteúdos. Com isso, o resultado de medalhistas tende a ser muito satisfatório também no Exame Nacional do Ensino Médio”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

A jovem destacou que grande parte de suas conquistas se deve aos seus pais que sempre a motivaram nos estudos e a persistir em seus sonhos. “Meus pais sempre foram meus maiores motivadores nos estudos. Desde meus primeiros anos de vida estudantil criaram um ambiente propício e direcionado para que eu pudesse me dedicar. Eles acreditam muito no poder da educação. Devo a eles toda a gratidão pelas minhas conquistas”, acrescentou.

Agora com sua aprovação, a estudante espera ansiosamente para poder iniciar o seu curso e, futuramente, atuar na sua profissão dos sonhos. “Medicina sempre ocupou um espaço no meu coração, sendo desde o início meu maior objetivo, não me veria em outra graduação e profissão. Meus planos são concretizar minha matrícula na instituição e iniciar essa nova fase na minha vida acadêmica. Estou realmente ansiosa para essa jornada na Medicina”, completou Maria Clara.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários