Educação Piauí

Aluno da rede estadual é aprovado em Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro

O estudante José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, foi aprovado para fazer Medicina no Rio de Janeiro e está ansioso para iniciar o curso.

01/02/2024 às 13h08
Por: Rede THAP de Comunicação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Natural de Piripiri, região norte do Piauí, o estudante da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), João Pedro Barbosa Oliveira, 18 anos, foi aprovado por cotas no curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Cidade Universitária, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Os resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024 foram divulgados nesta terça-feira (30), no site do Sisu.

João Pedro estava no ônibus, retornando para sua casa quando soube do resultado. “Quando vi o resultado, eu estava no ônibus voltando para Piripiri e o sistema não estava funcionando bem, mas consegui ver o meu resultado. Logo eu mostrei para minha mãe e minha tia. O sentimento foi de alívio”, conta.

O jovem concluiu o Ensino Médio no Centro de Educação de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho, de Piripiri, e é o primeiro da família a ingressar em uma universidade pública para cursar Medicina.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Ele conta que a principal motivação da escolha do curso é conseguir dar melhores condições à sua família. “Eu não achei que conseguiria passar de início. Medicina é um sonho de infância que eu sempre quis fazer e não me vejo fazendo outra função”, disse João Pedro, após a aprovação.

Para conquistar a sonhada vaga, João Pedro levou uma rotina intensa de estudos. O aluno fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como treineiro duas vezes, em 2021 e 2022. Ele diz ter focado na rotina de estudos em casa e com auxílio de cursos on-line.

Na sua trajetória escolar, o jovem lembra que as professoras Laine Brito e Fátima, que lecionam matemática e redação, respectivamente, tiveram significativa participação na sonhada vaga de Medicina.

“A professora Laiane sempre cobrou muitos dos alunos para estudar e isso foi muito importante para que eu tirasse uma boa nota de matemática. Já a professora Fátima veio corrigindo muito minhas redações, sempre me dando dicas e, assim, consegui evoluir na minha escrita que resultou na pontuação para aprovação”, conta o jovem, que alcançou 762,2 pontos na área de matemática e 980 em redação, notas acima da média nacional do Enem.

Com a mãe, Josélia Pereira, o irmão e o padrasto morando no Rio de Janeiro, o estudante mora com os avós, Maria de Fátima e José Nilson, em Piripiri. João Pedro reforça que eles sempre o apoiavam a seguir com os estudos.

“Eles sempre me apoiaram emocionalmente e, principalmente, de forma financeira para que eu pudesse me dedicar integralmente aos estudos. Minha família nunca duvidou de mim e sempre me apoiou”, conta João Pedro.

A sua relação com a cidade do Rio de Janeiro vem da infância. João Pedro nasceu em Piripiri e viveu parte da infância na capital fluminense. Em breve, o estudante volta ao Rio para iniciar o sonhado curso.

“Estou ansioso para o início do curso de medicina. É uma área interessantíssima e quero me aprofundar em algo relacionado à cirurgia”, comentou João Pedro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários