
Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas
O programa ‘Em Discussão’, da Rádio Assembleia (96.9 FM), recebeu, na manhã desta sexta-feira (15), o professor Luís Trabulsi, que integra a equipe da Escola do Legislativo do Maranhão (Elema).
Ele discorreu sobre o trabalho realizado pela Escola, que, recentemente, passou a se denominar Escola do Legislativo Professora Rosa Castro, detalhando projetos, atividades futuras e oferta de novos cursos.
Durante o programa, apresentado pelo radialista Henrique Pereira, o entrevistado anunciou que, a partir da próxima semana, a Escola do Legislativo ofertará curso básico de libras e introdução à informática e, no próximo mês de setembro, cursos de inglês básico, inteligência emocional, formação de brigadistas e fundamentos e utilização da inteligência artificial.
O professor Luís Trabulsi forneceu informações sobre o curso “Fundamentos e Boas Práticas nas Licitações”, com carga horária de 20 horas, que, desde quarta-feira (13), acontece no Plenarinho da Casa e prossegue até o próximo dia 22. A capacitação, que reúne servidores e público externo, objetiva aprimorar práticas relacionadas ao planejamento e execução de processos licitatórios.
Teoria e prática
Luís Trabulsi disse que esse curso, de caráter teórico e prático, aborda em profundidade os instrumentos e artefatos de planejamento exigidos pela legislação, como o Documento de Formalização da Demanda (DFD), o Estudo Técnico Preliminar, o Termo de Referência e a Matriz de Riscos.
As licitações, obrigatórias na maior parte das contratações públicas, têm como objetivo garantir a escolha da proposta mais vantajosa e justa para o Estado, assegurando transparência e eficiência no uso dos recursos públicos. Com ações como essa, a Assembleia Legislativa reforça seu compromisso com a boa gestão e o fortalecimento das práticas administrativas.
“É importante informar que nós fazemos o trabalho de capacitação do servidor, mas também oferecemos cursos para a comunidade”, assinalou. Ele tratou, ainda, sobre o programa de visitas guiadas ao Parlamento, que tem por objetivo aproximar mais a comunidade do Legislativo, abrindo as portas do Palácio Manoel Beckman para instituições interessadas. “É uma troca de experiência muito boa e muito enriquecedora”, observou.
A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link: