
Mais de 70 pessoas com deficiência e seus familiares, usuários do Programa Travessia, tiveram acesso à abertura oficial do Natal do Maranhão com conforto e segurança, por meio do transporte gratuito oferecido pelo Governo do Maranhão, por meio da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que disponibilizou vans adaptadas e vouchers para uso em aplicativo de transporte. A abertura, realizada neste sábado (6), na Vila Encantada do Ipem, contou com a presença do governador Carlos Brandão e marcou o início da programação natalina organizada pelo Governo do Maranhão, que segue gratuita e aberta ao público.
Além do transporte acessível, o evento também conta com uma estrutura completa para atender pessoas com deficiência, com cerimonial acessível, rampas de acesso e espaços adaptados, consolidando o Natal do Maranhão como uma festa verdadeiramente inclusiva. A programação, organizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secma), reúne atrações culturais, decoração temática, apresentações artísticas e diversas atividades para toda a família, ao longo de vários dias.
O Programa Travessia é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da MOB, que oferece transporte gratuito e acessível para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida permanentemente, atendendo beneficiários em 46 municípios do estado. Esse serviço é realizado por meio de vans adaptadas e vouchers para uso gratuito em aplicativos de transporte. Os usuários podem solicitar esse transporte para tratamentos de saúde, atividades culturais, lazer, treinos esportivos e outras demandas essenciais.
De acordo com o presidente da MOB, Adriano Sarney, a presença do Travessia no evento reforça a prioridade dada à inclusão pelo Governo do Estado. “O Natal é uma festa maravilhosa, e a programação preparada pelo nosso Governo está cheia de atrações para proporcionar muitos momentos especiais a todos. Nessa grande celebração, a inclusão é uma preocupação constante do governador Carlos Brandão, que faz questão da presença do Programa Travessia para garantir que pessoas com deficiência possa participar com conforto, qualidade e dignidade. Para a MOB, é um compromisso e também uma grande alegria poder tornar o Natal do Maranhão mais inclusivo”.
A atuação do Programa Travessia não se limita apenas à abertura do evento. A MOB seguirá garantindo acessibilidade ao longo de toda a programação do Natal do Maranhão, tanto na Vila Encantada do Ipem quanto no Centro Histórico. Essa iniciativa assegura que as pessoas com deficiência tenham acesso contínuo às atividades culturais e de lazer, fortalecendo a inclusão como diretriz permanente da política de mobilidade e participação social.
Para as famílias atendidas, a experiência vai além do lazer, representa realização e pertencimento. Sobre isso, a Fernanda Melo, mãe do usuário do Programa Travessia, Abraão Melo, destacou a emoção de viver esse momento. “Estamos muito felizes de estar aqui hoje, celebrando o Natal em família graças ao Programa Travessia. Existe um cuidado muito grande da equipe da MOB com a qualidade do atendimento, e isso faz toda a diferença pra gente. A gente se sente acolhido sabendo que não precisa se preocupar com o trajeto, que podemos ir e vir com tranquilidade. Ver o meu filho, o Abraão, participando dessa festa, sorrindo, vivendo tudo isso de forma plena por causa do Travessia, é uma alegria imensa”.
O Natal do Maranhão seguirá acontecendo com atrações diversas e acessibilidade para pessoas com deficiência. Por meio do Programa Travessia, a MOB continuará garantindo que esse público tenha acesso à programação com conforto, autonomia e dignidade.