Segunda, 08 de Dezembro de 2025
18°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Crime de ‘stalking’ em relacionamentos amorosos é tema do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira

A advogada criminalista Ivane Rodrigues alertou para a necessidade de se identificar esse tipo de crime e denunciá-lo às autoridades para que a mul...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: ALEMA
13/08/2025 às 11h00
Crime de ‘stalking’ em relacionamentos amorosos é tema do ‘Café com Notícias’ desta quarta-feira
Elda Borges entrevistou a advogada Ivane Rodrigues nesta quarta-feira

Agência Assembleia / Foto: Miguel Viegas

O programa Café com Notícias desta quarta-feira (13), apresentado pela jornalista Elda Borges, trouxe o alerta para crimes de’ stalking’ em relacionamentos amorosos, com entrevista da advogada criminalista Ivane Rodrigues. O tema envolve o ‘Agosto Lilás’, mês de combate à violência contra a mulher.

A advogada explicou que ‘stalking’ é a perseguição reiterada e caracteriza-se quando a mulher se sente perseguida de forma repetitiva, seja de maneira física ou virtual.

“Isso causa dano à integridade física ou psicológica da mulher. É comum acontecer, principalmente, em fins de relacionamentos, por inconformismo do término. A perseguição, envio de mensagens reiterada, por exemplo, quando passa a atrapalhar a rotina da vítima, torna-se crime”, explicou.

Ivane Rodrigues orientou a mulheres que se sentem vítimas de ‘stalking’ a buscarem as autoridades competentes para que o crime não avance. “Por vezes, a mulher elimina qualquer tipo de contato e o ex-parceiro insiste, liga de outros números, às vezes contactam de outros perfis de redes sociais, contratam detetives, e passam a perseguir a mulher. Esse é o momento em que ela deve buscar as autoridades para que sejam tomadas as providências necessárias contra esse crime”, pontuou.

A advogada alertou também, que dependendo do nível do ‘stalking’, uma medida protetiva pode ser solicitada. “A medida vai impedir que qualquer tipo de contato presencial ou virtual continue, cessando a perseguição e impedindo que a ameaça física ou psicológica continue. A Patrulha Maria da Penha vai acompanhar a vítima e seus familiares e, em caso de continuidade do acusado, ele passará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica”, finalizou.

A entrevista na íntegra pode ser acompanhada pelo link:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários