Segunda, 08 de Dezembro de 2025
18°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’

Oito alunos do instituto da rede estadual participarão da competição de robótica, que reúne as melhores equipes do mundo

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: ALEMA
01/08/2025 às 17h30
Participação de alunos do IEMA na Roboworld Cup FIRA, na Coreia, é destaque no ‘Diário da Manhã’
Henrique Pereira conversou com o professor Fábio Aurélio no programa desta sexta-feira

Agência Assembleia / Foto: Kristiano Simas

O programa ‘Diário da Manhã’, desta sexta-feira (1°), transmitido, simultaneamente pela Rádio e TV Assembleia, recebeu o professor Fábio Aurélio, coordenador de Robótica do IEMA ( Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão). Em entrevista ao jornalista Henrique Pereira, ele falou sobre um grupo de alunos que visitarão a Coreia do Sul para participar do evento Roboworld Cup FIRA 2025.

“Oito estudantes do IEMA dos municípios de Bacabal, Pindaré-Mirim e São Luís foram selecionados para participar da FIRA, que é um evento anual de robótica e reúne as melhores equipes do mundo. Desde 2017, o IEMA participa desse evento. Esta é a nossa sétima viagem internacional representando o Maranhão e sempre conquistando pódio”, relatou o professor.

A edição de 2024 aconteceu em São Luís, onde as equipes do IEMA conquistaram três pódios das quatro modalidades que participaram. Ainda de acordo com o coordenador, os alunos conquistaram títulos à frente de países como Estados Unidos, Rússia e Coreia.

“O governador Carlos Brandão entendeu a importância dessa oportunidade única para estudantes maranhenses de escolas públicas, alguns da zona rural, e tem incentivado essa iniciativa. Estamos levando para o evento as melhores tecnologias e estruturas, com todo o apoio necessário disponibilizado pelo Governo do Estado”, disse.

Pódios

O Maranhão é a terceira maior delegação do país. Fabio Aurélio enfatizou que o estado sempre conquista pódios nos eventos, mostrando o grande potencial dos alunos maranhenses.

“Todo ano, lançamos o edital no IEMA com os critérios necessários para a participação dos alunos. O primeiro critério é o mínimo de nota 7,0 em todas as disciplinas. O primeiro passo é ser um bom aluno”, explicou.

A Roboworld Cup FIRA é uma competição internacional que reúne estudantes de diversos países em desafios que combinam engenharia, lógica, programação e criatividade. A participação da equipe maranhense reforça o protagonismo da educação técnica no Brasil e consolida o IEMA como uma referência em robótica educacional.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários