
Funcionários do setor de arquivo geral da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi) celebraram, nesta sexta-feira (25), os dois anos de criação do grupo Mentes Ativas, que tem por finalidade promover ações voltadas para o público da terceira idade. Instalado em julho de 2023, o grupo era conhecido na empresa como grupo da Melhor Idade, sendo criado inicialmente para cuidar dos empregados do Arquivo Geral.
O diretor-presidente da Emgerpi, Antônio Torres, esteve no arquivo geral acompanhado da superintendente de gestão, Marcela Oliveira, e de membros da equipe de Segurança e Saúde de Trabalho (SST) da empresa. Na ocasião ele falou da importância do grupo, que foi instalado pela SST para melhorar o bem estar geral e desempenho laboral dos empregados com mais de 60 anos.
O grupo atua por meio de reuniões quinzenais e nestes encontros são abordados diversos temas mediante as necessidades dos colaboradores; buscando sempre melhorar o desenvolvimento emocional, social e laboral de cada um.

De acordo com a psicóloga da Emgerpi, Janice Oliveira, após a instalação do grupo foi notável o avanço individual e coletivo dos empregados. “Observou-se, por exemplo, a participação ativa dos servidores, que inicialmente apresentavam dificuldades de interação social. Além disso, houve uma crescente conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde e a qualidade de vida no trabalho, refletindo diretamente no bem-estar dos participantes e no ambiente organizacional”, ressaltou.
Genésio Soares é um dos arquivistas do setor e fala sobre a importância do grupo para o arquivo geral. O Mentes Ativas é muito importante, não somente para mim, como pra toda essa equipe porque traz a ideia sempre de vida nova. Sempre está nos preparando, nos motivando e o sentimento de ter este grupo é bem positivo, pois ele nos fortalece no ambiente de trabalho e nos sentimos mais vivos e realmente ativos”, comemorou.
“O grupo nos fez ficar ativos e a nossa vivência com pessoas melhorou muito. A gente só tem a agradecer a esse grupo maravilhoso. Obrigado a todos os envolvidos”, disse o arquivista, Firmino Neto.
“A adoção dessas práticas reflete o comprometimento da empresa com o bem estar de seus empregados e contribui para a construção de um ambiente de trabalho mais harmonioso e resiliente”, finalizou Rita Batista, uma das integrantes do SST.
