Sexta, 01 de Agosto de 2025
10°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

Saúde capacita equipes para ampliar combate ao tabagismo

Objetivo é expandir o serviço gratuito para mais unidades básicas de saúde, tornando o atendimento mais acessível à população

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
17/07/2025 às 15h40
Saúde capacita equipes para ampliar combate ao tabagismo
Foto: Divulgação/UBS João Paulo II/Jaguaré

Profissionais da Atenção Básica e residentes da área da Saúde de São José do Rio Preto participaram, nos dias 16 e 17 de julho, de uma capacitação on-line voltada ao tratamento do tabagismo, promovida pelo Governo do Estado. A formação foi realizada via YouTube, com emissão de certificado para quem acompanhou os dois dias de atividade.

Atualmente, a Secretaria de Saúde do município oferece grupos de apoio para quem deseja parar de fumar em quatro UBSs: Estoril, Solo Sagrado, Solidariedade e Vila Toninho. A meta, segundo a diretora de Gestão Estratégica do SUS, Paula Sodré, é ampliar essa oferta.

“Nossa proposta com essa formação é ampliar os centros de tratamento do tabagismo, para que mais unidades básicas de saúde passem a oferecer o atendimento de forma descentralizada e acessível, alcançando quem deseja parar de fumar”, destacou.

O tabagismo continua sendo uma das principais causas evitáveis de morte no mundo. Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) apontam que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano — mais de 1 milhão de forma passiva. Em nível nacional, o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) III estimou que mais de 26 milhões de brasileiros são usuários de nicotina, o que corresponde a aproximadamente 15% da população do país.

Com a capacitação, a Secretaria de Saúde reforça seu compromisso com a prevenção, acolhimento e promoção da saúde da população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários