Atendendo ao pedido da Câmara Municipal, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social realizou nessa terça-feira (15) uma reunião com diversos setores públicos para tratar sobre as pessoas em situação de rua e as possíveis ações para melhorar sua dignidade enquanto cidadãos.
Estiveram presentes o presidente da Câmara Paulo Henrique Leocádio, os vereadores Jonathan Bonfante, Arilson Ferreira, Adilson Luis da Silva, Emmanuel Garcia de Amorim, Emerson Santos e Edson Marcio de Almeida, a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social Lusmar Vieira - Tuca, o delegado da Polícia Civil Nelson Coelho Fonseca Junior, a procuradora Jennifer Bonfante, representantes da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da Polícia Militar, da ACIIU, da Associação São Vicente de Paulo, da Associação de Pastores, da Coordenação Paroquial da Igreja Católica, do Conselho de Segurança, do CAPS e da Secretaria de Saúde.
Tuca iniciou dizendo que a reunião era importante e necessária, um momento para entender como cada setor ali representado poderia contribuir na ajuda a esses cidadãos.
Entre as pessoas em situação de rua no município, 9 vivem fixamente no pátio da rodoviária, desses, 6 são naturais de Iúna. Outros que transitam pelo município vieram de outras cidades. De acordo com a própria Secretaria de Assistência, eles se sentem bem quando se encontra, pois partilham histórias similares, alguns possuem casa e família, mas preferem estar nesse grupo.
Sobre as constantes denúncias de violências e medo da população perante a essas pessoas, na reunião ficou claro que se deve acionar o 190 em casos de flagrantes, e não filmar e fotografar para divulgar nas redes sociais, pois isso atrasa o trabalho da Polícia Militar que já poderia estar a caminho da ocorrência.
Entre as opiniões dos participantes, o pastor Vicente Lopes citou que as Igrejas Evangélica e Católica podem se unir para criar um local de acolhimento invés de só aguardar ações do Poder Público, Dr. Douglas Vieira mencionou que há projeto para o CAPS realizar atividades e atendimentos, a 2ª Tenente PM Alexia enfatizou que o papel da Polícia Militar é o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, reforçando que diante de flagrante de delito deve-se acionar o 190.