Segunda, 08 de Dezembro de 2025
18°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Tranquilidade marca visitação aos cemitérios no Dia dos Pais, em Belém

Cemitérios municipais da capital paraense receberam cerca de 30 mil visitantes neste final de semana de Dia dos Pais.

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Agência Belém
10/08/2025 às 14h30
Tranquilidade marca visitação aos cemitérios no Dia dos Pais, em Belém
Foto: Reprodução/Agência Belém

Avisitação aos cemitérios de Belém foi marcada pela tranquilidade ao longo da manhã deste domingo (10) de Dia dos Pais. Cerca de 30 mil pessoas circularam pelos cemitérios municipais neste final de semana. Equipes da Guarda Municipal de Belém e agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel) estiveram presentes para reforçar a segurança dos visitantes e organizar o fluxo de veículos e a sinalização ao redor dos cemitérios.

A movimentação começou cedo. Próximo de 7h30, atendendo ao horário especial de funcionamento para a data , muitas famílias caminhavam com flores e velas nas mãos para prestarem homenagens aos que já partiram.

“Eu garanti meu ramo de flores para homenagear meu pai e aproveitar que a movimentação está mais tranquila agora de manhã”, disse Katiuscia Pinto, 48 anos, moradora do bairro da Pedreira. Ela caminhava pelo Cemitério Santa Izabel, no bairro do Guamá, em direção ao local onde estava a lápide de seu pai.

Crédito: Joyce Assunção
Crédito: Joyce Assunção
Crédito: Joyce Assunção
Crédito: Joyce Assunção

Do lado de fora, a vendedora de flores Maria das Graças Nobre, 67 anos, acompanhava a tradicional movimentação no cemitério bem antes da abertura dos portões. Maria é uma das dezenas de comerciantes que aproveitou a data para intensificar a venda de alguns dos produtos muito procurados na data, como os arranjos de flores.

“Eu trabalho aqui há 40 anos e hoje tá bem tranquilo. A venda também tá saindo, tá sendo bom”, contou, lembrando os últimos dias em que passou preparando os arranjos de flores em sua venda e organizando as velas para o dia de hoje.

O cenário não foi diferente noCemitério do Tapanã, localizado no bairro de mesmo nome. Os arranjos de flores à venda e orgulhosamente exibidos pelos comerciantes tomavam conta do ambiente e ganhavam espaço nas mãos de visitantes que cortavam as alamedas do cemitério.

Crédito: Joyce Assunção
Crédito: Joyce Assunção

A vendedora de flores, Kátia da Silva, 53 anos, trabalha em frente ao Cemitério do Tapanã há 25 anos e o faz com o apoio da filha, Tâmara. Em frente ao seu comércio, colorido com os ornamentos florais, disse que achou a movimentação relativamente menor em relação aos anos anteriores. “A movimentação nos anos anteriores e em outras datas foi maior que hoje, mas deve aumentar daqui pra mais tarde”, comentou.

Quem teve a mesma impressão foi a recepcionista Samara Ferreira, 28 anos. “Foi bem rápido e tranquilo por aqui”, disse, depois de prestar uma visita ao próprio pai, algo que faz três anos.

Crédito: Joyce Assunção
Crédito: Joyce Assunção

Prefeitura faz manutenção dos cemitérios

Para receber o público neste domingo, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel), realizou uma força-tarefa de limpeza e manutenção nos cemitérios municipais ao longo da semana.

O trabalho, iniciado na última segunda-feira (04) e concluído no sábado (09), consistiu em serviços deroçagem, varrição, limpeza geral, pintura de meio-fio e instalação de novas lixeiras. As ações contemplaram todos os cemitérios de Belém, incluindo distritos e ilhas como Icoaraci, Mosqueiro, Outeiro e Cotijuba.

NoCemitério Santa Izabel, os serviços contaram com o apoio de custodiados do sistema penitenciário, em uma parceria entre a Sezel e a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), como parte de um programa de ressocialização e reintegração social, sob supervisão de agentes da Prefeitura.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários