O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), realizou mais uma grande entrega do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Ao todo, foram distribuídas 20 toneladas de alimentos em Capela, Siriri, Aracaju e Itaporanga D’Ajuda, além dos abrigos estaduais localizados nos municípios de Carmópolis e Frei Paulo.
O PAA é uma política pública do Governo Federal, executada em Sergipe com o apoio da Seasic e de organizações sociais, promovendo o fortalecimento da agricultura familiar, geração de renda no campo, e garantia de alimentos saudáveis e de qualidade à população mais vulnerável.
A ação realizada na última quarta-feira, 10, beneficiou famílias em situação de vulnerabilidade social e instituições de acolhimento, promovendo segurança alimentar e nutricional com produtos adquiridos diretamente da agricultura familiar. A presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Sergipe (Consean-SE), Carivalda Ribeiro, acompanhou a entrega e reforçou a importância da iniciativa.
“Estamos acompanhando essa entrega e comprovando a qualidade dos produtos e a grande quantidade. O PAA é fundamental para a promoção de segurança alimentar e para erradicar a fome em Sergipe, para nos manter fora do mapa da fome", afirmou.
A distribuição contou com uma variedade de alimentos, como frutas, verduras, hortaliças e produtos típicos da cultura quilombola, a exemplo de bolos artesanais. Segundo Luiz Campos, coordenador do PAA em Sergipe, a iniciativa se destaca pela força coletiva que mobiliza diferentes comunidades, produtores e instituições. “São mais de 20 toneladas de alimentos variados e cinco instituições beneficiadas. Estamos juntando forças para entregar uma cesta de alimentos digna ao povo sergipano”, explicou.
O Instituto Brasil Minha Gente, que atende a 300 famílias em situação de vulnerabilidade, foi uma das instituições contempladas. O pastor Unicélio, representante da instituição, reforçou a importância da parceria com o PAA: “Somos muito gratos ao Governo do Estado e à secretária Érica Mitidieri porque, através do PAA, temos conseguido auxiliar muitas famílias. Essa contribuição é fundamental”.
O impacto do programa é percebido diretamente pelas famílias beneficiárias, como é o caso de Ingrid Raffaelle, moradora da cidade de Capela. “Venho aqui para agradecer à secretária Érica Mitidieri pelo projeto maravilhoso que vem matando a fome de muitas famílias”, declarou.
Também de Capela, a beneficiária Michelle Souza emocionou-se ao falar sobre a importância do programa. “Chegou numa boa hora, muitas pessoas estão aqui, são necessitadas”, disse ela.