Sexta, 15 de Agosto de 2025
12°C 29°C
Brasília, DF
Publicidade

Assembleia aprova criação de programa para fortalecer agroindústrias da agricultura familiar no Maranhão

De autoria do Executivo, o Projeto de Lei nº 317/2025 segue agora para sanção governamental

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: ALEMA
10/07/2025 às 16h50
Assembleia aprova criação de programa para fortalecer agroindústrias da agricultura familiar no Maranhão
Plenário da Assembleia Legislativa, onde deputados aprovaram, na sessão desta quinta-feira, importante PL que impulsionará a agroindústria familiar no estado

Agência Assembleia / Foto: Wesley Ramos

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão plenária desta quinta-feira (10), o Projeto de Lei nº 317/2025, de autoria do Poder Executivo, que institui o Programa Estadual de Agroindústrias Familiares (PEAF). A proposta visa impulsionar a agricultura familiar por meio da criação e reforma de agroindústrias voltadas ao processamento de produtos locais.

De acordo com o projeto, o PEAF visa ampliar o acesso dos agricultores familiares a crédito, assistência técnica, capacitação e novos mercados. O objetivo é agregar valor à produção local, aumentar a renda das famílias rurais e garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa dos consumidores.

O programa também prevê apoio direto à construção de sedes e à aquisição de máquinas e equipamentos, além da realização de formações sobre boas práticas de produção, legislação sanitária e gestão de negócios. As ações serão coordenadas pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), com o apoio da AGERP e do ITERMA.

Segundo a proposição, que segue para sanção governamental, poderão participar agricultores familiares reconhecidos nos termos da legislação federal, além de cooperativas e associações. Jovens rurais, mulheres e comunidades tradicionais, como quilombolas, terão prioridade de acesso ao programa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários