Terça, 08 de Julho de 2025
10°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Rio Preto participa da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador

Município apresentou propostas, reforçando protagonismo na construção de políticas públicas

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
02/07/2025 às 23h02
Rio Preto participa da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador
Foto: Paula Sodré/Pref. Rio Preto.

São José do Rio Preto participou da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora do Estado de São Paulo (CESTT), realizada em Campinas nesta segunda, terça e quarta-feira. O evento reúne cidades do estado para a construção de diretrizes que serão levadas para a Conferência Nacional (CNSTT), nos dias 18 a 21 de agosto em Brasília.

A participação de Rio Preto contou com a presença de delegados gestores, trabalhadores da saúde e usuários, que puderam debater, propor e deliberar propostas para o fortalecimento de uma política pública que repercuta na efetivação do acesso à saúde no SUS. As discussões foram realizadas em três eixos:

I.    Política de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadoras nas três esferas de Governo.II.    As novas relações de trabalho e a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.III.    Participação Popular na Saúde dos Trabalhadores e das Trabalhadoras para o Controle Social.

A conselheira local de saúde de Rio Preto, Denise Maria Ferreira, representou o município ao participar da mesa de abertura da Conferência, em nome de todos os usuários do SUS do estado de São Paulo. "Estar aqui é dar a voz a muitas histórias que se encontram diariamente nas filas de espera, nos corredores das unidades básicas, nos hospitais, nos Caps, nos serviços especializados. É falar em nome de quem depende do SUS para viver. Para cuidar da saúde física, mental e emocional e para manter seus direitos mais básicos", disse na abertura.

Proposta aprovada

Uma das propostas de Rio Preto aprovada na Conferência diz respeito ao estabelecimento de políticas públicas com o apoio do Ministério do Trabalho, que promovam a saúde integral dos trabalhadores, incluindo rurais e atípicos, fortalecendo a prevenção, a saúde mental, a criação de ambientes de trabalho saudáveis, combatendo o assédio e todas as formas de discriminação. A proposta inclui também garantir recursos, fiscalização, capacitação e mecanismos acessíveis de denúncia, além de fortalecer os Cerests e a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), garantindo sua existência onde não houver, e alinhar ações da Norma Regulamentadora 1 (saúde do trabalhador) à agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 e 8, que tratam da saúde do trabalhador, promovendo inclusão e controle social. 

Rio Preto também participará da Conferência Nacional.  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários