Quarta, 30 de Julho de 2025
12°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

OAB-MT alerta sobre o golpe do falso advogado

O golpe é antigo. Mas voltou a ser aplicado em Sorriso. O alerta é feito pela presidenta da 17ª Subseção de Sorriso da Ordem dos Advogados do Brasi...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
08/07/2025 às 14h10
OAB-MT alerta sobre o golpe do falso advogado
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

O golpe é antigo. Mas voltou a ser aplicado em Sorriso. O alerta é feito pela presidenta da 17ª Subseção de Sorriso da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carla Guerra.

De forma simples, pessoas que estão com algum processo em andamento recebem mensagens do advogado informando que houve um andamento no trâmite, e que o cliente precisa enviar dinheiro. Detalhe: o processo realmente existe, a foto é do advogado, mas o telefone de contato é outro. E o dinheiro que o cliente (no caso, a vítima) enviar cai no bolso do golpista.

Para orientar clientes e advogados de todo o Estado, a OAB - MT está divulgando a campanha que tem como mote “Saia do Foco dos golpistas”. A OAB-MT criou canal para receber as denúncias. Todos que quiserem informar sobre golpes, tentativas de golpes ou fraudes podem enviar um e-mail para denunciagolpes@oabmt.org.br. As denúncias recebidas pela OAB-MT serão encaminhadas para a Polícia Civil e demais órgãos responsáveis pela investigação ou outras providências que devam ser tomadas.

O chamado ‘golpe do falso advogado’ começou a ser denunciado para a OAB-MT, de forma mais frequente, a partir de agosto de 2020, e, desde então, diversas campanhas de conscientização, divulgações, alertas, entrevistas e outras ações foram realizadas pela Secional mato-grossense.

Assim que as denúncias chegam à Seccional Mato Grosso, elas são encaminhadas para a Polícia Judiciária Civil. Foram devido a estas informações que começaram as investigações policiais. Em apenas um inquérito, foram investigados 73 casos de golpes e fraudes, sendo que 43 destes foram encaminhados pela OAB-MT.

A forma de agir dos golpistas é se passar por advogados, utilizando números de telefone desconhecidos e com DDD de outras cidades, usando fotos de profissionais da advocacia reais que são coletadas nas redes sociais. Após abordarem as vítimas, eles fazem pedidos de depósitos bancários com urgência.

Uma operação da Polícia Civil de Mato Grosso, que surgiu das denúncias levadas pela OAB-MT, resultou em 32 prisões, 33 mandados de busca e apreensão, além de várias contas bancárias bloqueadas.

  • Texto: Nádia Mastella | com OAB MT

    Fotos: OAB MT

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários