A Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) promoveu mais uma edição do projeto de leitura Ler para Transformar. Dessa vez as socioeducandas do Centro Socioeducativo Florescer visitaram o Museu da Gastronomia Maranhense, onde participaram de atividades unindo leitura e culinária maranhense.
O projeto tem como objetivo fortalecer o processo de escolarização, bem como potencializar a escrita dos socioeducandos, por meio do incentivo ao hábito da leitura. Para isso, realiza atividades diversificadas, tais como como oficinas de poesia, visitas em centros culturais, troca de livros, dentre outras.
A presidente da Funac, Sorimar Sabóia, ressaltou que o projeto de leitura é realizado em todos os centros socioeducativos. “Por meio das atividades que fazem parte das programações elaboradas pelas equipes pedagógicas das unidades, os educadores trabalharam ferramentas para desenvolver habilidades de leitura e interpretação de texto; estimular a criatividade e o trabalho em equipe; ampliar o repertório culinário e cultural dos participantes; bem como promover hábitos saudáveis e consciência alimentar”, explicou.
A diretora do Centro Socioeducativo Florescer, Lívia Dutra, ressalta que as iniciativas relacionadas ao Ler para Transformar contribuem para o aprendizado integral dos adolescentes. “As estratégias adotadas reforçam valores como cooperação, higiene, organização e respeito à diversidade culinária do Maranhão”, disse.
Roteiro
Nesta edição, o Ler para Transformar uniu prática, leitura e convivência de forma lúdica e educativa promovendo uma visita guiada ao Museu da Gastronomia Maranhense.
No local, os participantes puderam conhecer utensílios, ingredientes e curiosidades sobre a culinária brasileira e internacional.
Em seguida, foi realizado um momento de leitura coletiva de receitas e histórias relacionadas ao tema alimentação.