Quarta, 23 de Julho de 2025
13°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Espírito Santo compartilha experiências de políticas públicas em encontro internacional de territórios criativos

A equipe do ES+Criativo, programa do Governo do Estado voltado ao fortalecimento da economia criativa, participou da semana do 12º Encontro da Plat...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Espírito Santo
17/06/2025 às 18h41
Espírito Santo compartilha experiências de políticas públicas em encontro internacional de territórios criativos
Foto: Reprodução/Secom Espírito Santo

A equipe do ES+Criativo, programa do Governo do Estado voltado ao fortalecimento da economia criativa, participou da semana do 12º Encontro da Plataforma de Territórios e Distritos Criativos e Culturais América–Europa, realizado em Porto Alegre (RS), nos dias 10 e 11 de junho. O evento reuniu representantes de diferentes estados brasileiros e países da América Latina e Europa para a troca de experiências sobre políticas públicas relacionadas aos territórios criativos.

 A convite do programa RS Criativo, o Espírito Santo esteve presente no painel “Brasil e sua aposta nos distritos culturais e criativos”, ao lado dos estados do Ceará e Mato Grosso. Na ocasião, foram apresentadas três iniciativas desenvolvidas a partir do Hub ES+ MCI/Funcitec: o LabConecta, a Metodologia de Ecossistemas Territoriais Criativos e a plataforma Hub ES+. A participação buscou contribuir para o debate sobre estratégias públicas para o desenvolvimento cultural nos territórios, com base em ações já implementadas no Estado.

 Durante a programação, a equipe também participou de uma visita técnica ao bairro Hamburgo Velho, em Novo Hamburgo (RS), promovida pela Secretaria Municipal de Cultura local, com o apoio da Universidade Feevale. A atividade permitiu conhecer ações desenvolvidas no território e dialogar com gestores sobre práticas de organização comunitária, políticas públicas e sustentabilidade cultural.

 As iniciativas apresentadas pelo Espírito Santo são parte das ações do programa ES+Criativo, criado para impulsionar a economia criativa capixaba a partir da articulação entre cultura, inovação e desenvolvimento local. O Hub ES+, espaço físico localizado no Centro de Vitória, já promoveu mais de mil atividades e contabiliza cerca de 41 mil vagas ofertadas em oficinas, formações e eventos abertos ao público. O espaço também atua como sede do programa e espaço de apoio para agentes, empreendedores e coletivos da economia criativa.

 Já o LabConecta, em funcionamento desde 2022, é um projeto que atua com laboratórios de formação e mobilização territorial. Atualmente, a iniciativa conta com 75 coletivos habilitados na Rede de Competências e Saberes Criativos (RCSC), com atuação em 20 municípios capixabas. Ao todo, 28 coletivos já realizaram 42 oficinas, envolvendo mais de 450 participantes em ações voltadas à educação, cultura e desenvolvimento comunitário.

 A participação no encontro buscou ampliar o diálogo com outras experiências em andamento no Brasil e em países vizinhos, favorecendo o intercâmbio de práticas, metodologias e ferramentas para o fortalecimento de políticas públicas voltadas à economia criativa.

 Sobre o ES+Criativo

O ES+Criativo é o programa estratégico do Governo do Espírito Santo para o fortalecimento da economia criativa capixaba, desenvolvido pela Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) com execução da Secretaria da Cultura (Secult), por meio da parceria de 15 instituições entre governo, academia e entidades do setor produtivo.

Articulando ações e projetos com seus parceiros, busca potencializar as culturas locais, promover a inovação e estimular a sustentabilidade dos negócios criativos nos territórios capixabas. O programa atua por meio de cinco eixos: Hub Criativo, Observatório, Territórios Criativos, Escola Criativa e Fomento e Difusão.

>

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários