A restauração e a manutenção de obras de arte são trabalhos difíceis e minuciosos. Com grande acervo, o Museu de Arte de Belém (Mabe), vinculado à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) da Prefeitura de Belém, é responsável por garantir o bom estado dasobras sob tutela do município. Uma dessas obras é opainel “Ver-o-Peso III”, do artistaBenedicto Mello(1925-2004), que agora integra aexposição “Novos Olhares sobre o Mabe - Intercâmbio Museu/Comunidade [Ver-o-Peso]”, no Palácio Antônio Lemos.
O painel foipintado no ano de 1986. Com 4 metros de largura e 1,80 de altura, ele fazia parte do mural de uma agência bancária e precisou passar por umprocesso especializado de limpeza, feito em diversas etapas e realizado pela Divisão de Conservação e Restauro do Museu.
Após a limpeza, aobra passoupela etapa de fixação da camada com cera, porque apinturaapresentavafendas, riscos e rompimentos da tinta. O processo levouum mêse foi coordenado pela servidora Waldereis Araújo, que integra a equipe do Museu desde o ano de 1992, quando o espaço ainda era conhecido como Museu da Cidade de Belém (Mubel).
De acordo com Nina Matos, servidora do Mabe e principal curadora da exposição, a obra de Benedicto Mello deveria ter entrado em exposição, em 2024, mas apenas agora esse trabalho foi possível. “E é de uma satisfação imensa trazer ao público uma obra emblemática deste pintor, de reconhecimento nacional e que está lá, para deleite econhecimento do público, não só da obra, mas também, do trabalho de um museu que cumpre com seu papel e leva a sério o trabalho depreservação da memóriae promover esse trabalho a todos os públicos”, frisa Nina.
“É uma missão do Mabe de preservar o nosso acervo e de transmitir conhecimento através de nosso acervo. Então esse trabalho de restauração tem que ser o dia a dia de uma instituição museológica”, explica Nina.
A obra é consideradahistóricapara o Museu. O criador, Benedicto Mello, foi também o responsável peloprimeiro Laboratório de Restauro da região Nortee pela criação do Mubel.
Benedicto foi o responsável pelarestauração e salvaguarda de diversas obrasque hoje se encontram não apenas no acervo do Mabe, mas detodo o Município de Belém. Suas pinturas fazem parte doacervo de diversos órgãosdo Pará, como o mural “A Cabanagem”, de 1974, que decora o Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
A obra, entre muitas outras, pode ser visitada no Mabe de terça a sexta-feira, no horário das 8h às 14h, e aos domingos, das 9h às 13h.