Quinta, 17 de Julho de 2025
10°C 25°C
Brasília, DF
Publicidade

Entrega de 587 novas casas reforça política habitacional em Rio Preto

Unidades fazem parte da segunda fase do Residencial José Bernardes Coelho, na região norte da cidade

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
23/06/2025 às 10h40
Entrega de 587 novas casas reforça política habitacional em Rio Preto
Vista aérea das casas que serão entregues (foto: Divulgação/Pacaembu)

A Construtora Pacaembu e a Prefeitura de São José do Rio Preto realizam, nesta terça-feira, 24 de junho, a entrega de 587 novas unidades habitacionais no Residencial José Bernardes Coelho, localizado na zona norte do município. A cerimônia de entrega será realizada no próprio bairro, a partir das 10h, com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. É aguardada a presença do governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas. 

As moradias integram a segunda fase do empreendimento, que, somada à primeira etapa — entregue em 2024 —, forma um novo bairro com 1.169 unidades habitacionais, destinado a famílias com renda a partir de R$ 2 mil mensais. O projeto é fruto de uma parceria entre os governos municipal, estadual e federal, por meio dos programas habitacionais Minha Casa, Minha Vida e Casa Paulista, com financiamento da Caixa Econômica Federal.

"Essas casas representam um avanço muito significante na busca por reduzir o déficit habitacional e, para cada família, proporcionar uma melhor condição de moradia. É o sonho da casa própria se tornando realidade para cada uma delas", comentou o diretor-presidente da Emcop, Matheus Motta.   

Cada unidade conta com dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço coberta, quintal e espaço para veículo, além de possibilidade de ampliação futura. As casas são construídas em lotes a partir de 200 m² e entregues com infraestrutura completa, incluindo ruas asfaltadas, rede de esgoto, drenagem pluvial, rede elétrica, iluminação pública, calçadas com acessibilidade e abastecimento de água.

O novo bairro também oferece áreas verdes e espaços de convivência, como pista de caminhada, academia ao ar livre, playground, pet place e área de piquenique.A secretária municipal de Habitação, Sandra Reis, destaca o impacto direto do empreendimento na redução do déficit habitacional da cidade.

“Essa entrega representa mais do que casas — representa dignidade, segurança e um começo para centenas de famílias. É também um avanço concreto na nossa política de habitação social, que vem sendo ampliada com planejamento e responsabilidade”, afirma.

Impacto econômico

Além de beneficiar os futuros moradores, o projeto também gerou emprego e renda: foram cerca de 3.600 postos de trabalho diretos e indiretos durante as obras. O investimento total supera os R$ 214 milhões, impulsionando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento urbano da região norte.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários