Quarta, 30 de Abril de 2025
17°C 26°C
Brasília, DF
Publicidade

CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outras drogas

“É hora de evaporar os principais prejuízos do uso do tabaco, cigarro eletrônico e outras drogas.” Com essa proposta, a Comissão de Integração de E...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Prefeitura de Sorriso - MT
15/04/2025 às 16h20
CIES e Anhanguera promovem simpósio sobre o tabagismo e outras drogas
Foto: Reprodução/Prefeitura de Sorriso - MT

É hora de evaporar os principais prejuízos do uso do tabaco, cigarro eletrônico e outras drogas.” Com essa proposta, a Comissão de Integração de Ensino e Serviço (CIES), em parceria com a Academia da Saúde e a Instituição de Ensino Anhanguera, promoveu uma atividade na noite desta segunda-feira (14), visando conscientizar a comunidade acadêmica sobre os riscos do consumo dessas substâncias e seus impactos na saúde.

O evento, que integra uma série de atividades promovidas pela CIES, contou com a realização de um simpósio que reuniu profissionais da saúde, estudantes e professores. A programação teve como foco a discussão de estratégias eficazes para prevenção, identificação e combate aos fatores de risco eminente relacionados ao uso de tabaco, cigarros eletrônicos e outras drogas.

Durante as apresentações, os participantes tiveram acesso a informações científicas e demonstrações que evidenciaram os prejuízos à saúde causados por esses produtos. Assim como o cigarro tradicional, os dispositivos eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes contêm substâncias químicas que, quando inaladas, podem afetar gravemente os pulmões, o sistema cardiovascular, a saúde bucal e outras áreas do organismo.

Estudos recentes indicam que o uso desses dispositivos entre os jovens tem se tornado cada vez mais comum, principalmente devido aos sabores e à aparência moderna. No entanto, o uso excessivo pode levar à dependência química e ao desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo o câncer. “É o nosso papel alertar esses jovens sobre os perigos dessas substâncias e mostrar formas de evitar esses malefícios”, ressalta a coordenadora do CIES, Silvia Gehring.

Além disso, foram abordados os mecanismos de dependência química com ênfase nas substâncias presentes nos cigarros eletrônicos, destacando como elas atuam no organismo e como a prevenção pode ser eficaz por meio da informação.

O evento também contou com um espaço interativo para perguntas e esclarecimento de dúvidas, onde o público pôde participar ativamente, tirando curiosidades e aprofundando o conhecimento sobre o tema. “A ação atua como ferramenta para a redução do consumo de substâncias nocivas e dos danos causados por essas práticas”, afirmou o gestor da Saúde, Vanio Jordani.

  • Texto: Janaína Oliveira

    Fotos: Semsa

    Atenção

    Este material só pode ser utilizado para fins jornalísticos, informativos e educativos, sempre citando a fonte original, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

    * O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
    500 caracteres restantes.
    Comentar
    Mostrar mais comentários