Domingo, 25 de Maio de 2025
12°C 28°C
Brasília, DF
Publicidade

Cuidar de quem cuida: Prefeitura garante acolhimento a mães atípicas

Em meio à intensa rotina de cuidado e aos desafios emocionais diários, mães de filhos autistas usufruíram, nesta quarta-feira (30), de um momento d...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Agência Belém
30/04/2025 às 19h00
Cuidar de quem cuida: Prefeitura garante acolhimento a mães atípicas
Foto: Jader Paes

Em meio à intensa rotina de cuidado e aos desafios emocionais diários, mães de filhos autistas usufruíram, nesta quarta-feira (30), de um momento deacolhimento, escuta e valorização. Celebrando oAbril Azul, mês de conscientização sobre o autismo, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal da Mulher (Semu), promoveu uma manhã deautocuidado, escuta e fortalecimento emocionalna sede da Secretaria Municipal de Governo (Segov), localizada na avenida Almirante Barroso.

O encontro reuniu cerca de40 mulheres com filhos autistasem uma programação diversa e cuidadosamente pensada para promover o bem-estar e o fortalecimento dessas mães que, muitas vezes, silenciam suas próprias necessidades para atender as demandas do cuidado.

Autocuidado, escuta e valorização

A programação começou com um café da manhã especial, seguido da abertura das atividades com a secretária Silvane Ferraz, titular da Semu. Em seguida, as participantes foram acolhidas em uma roda de conversa, participaram de atividades de relaxamento e ganharam corte de cabelo, spa dos pés e uma palestra sobre a saúde integral das mães atípicas.

“Essas mulheres precisam se sentirencorajadas a não desistir dos seus sonhos e vidas”, afirmou Silvane Ferraz, que explicou que o foco da Semu vai além do combate à violência doméstica, estendendo o olhar para todas as mulheres que precisam de apoio para retomar o protagonismo de suas vidas.

“A mulher tem uma carga muito pesada. Entre cuidar da casa, dos filhos e, muitas vezes, do marido, ela se esquece de si. Deixa de se capacitar, não consegue procurar ajuda de saúde por não ter com quem deixar os filhos. Esse olhar precisa ser resgatado”, afirmou a secretária.

Belém Por Elas: inclusão e dignidade

A ação integra as atividades doprograma Belém Por Elas, que, por iniciativa do prefeito de Belém, Igor Normando, tem levado serviços e apoio diretamente às comunidades nos bairros.

O atendimento voltado às mães atípicas tem caráter itinerante e atua justamente na superação de barreiras que impedem essas mulheres de acessar seus direitos.

“A gente insere essa mulher que antes não tinha acesso ao que é de direito dela. Começamos a trabalhar essa mulher, capacitamos para que ela caminhe com as próprias pernas”, explicou a secretária. Além da escuta ativa, o evento reforça a missão da Semu emgarantir que políticas públicas cheguem a quem mais precisa

“A secretaria hoje está rodando todos os bairros de Belém, levando ações para dentro da comunidade”, completou Silvane Ferraz.

Bárbara Carvalho, mãe de dois filhos autistas e moradora da Maracangalha, se emocionou ao falar da importância de momentos como esse. “É gratificante ver a Prefeitura dar visibilidade para nós, mães atípicas. Antesestávamos esquecidas. Hoje eu sou a voz dos meus filhos eagradeço à Secretaria por nos acolher. Isso faz a política pública valer”.

Na mesma linha, Natiele Queiroz, 31 anos, mãe de Renan, de 6, destacou como o espaço contribui para a saúde mental. “Quase não somos notadas. Esse tipo de conversa é boa até para a nossa mente. A gente vive na correria e acaba não parando pra cuidar de si”.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários