A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA) apresentaram o Portal CEAP, um sistema digital pioneiro que promete transformar a comunicação entre instituições de ensino superior e os conselhos profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências em todo o país.
Desenvolvido por uma equipe da Uema com apoio técnico do CREA-MA, o Portal CEAP surge como solução pública para facilitar processos de registro profissional, cadastro de cursos e acompanhamento de egressos — etapas que até então eram marcadas por burocracia, lentidão e descentralização de informações.
“É um orgulho para a Uema e para o CREA-MA estarmos à frente dessa plataforma, que nasce no Maranhão com potencial de alcance nacional. A proposta é criar um ambiente digital eficiente, seguro e acessível para conectar academia e sistema profissional”, explicou o professor da Uema, Carlos Ronyhelton, que também é idealizador do projeto.
O sistema permite que universidades cadastrem e atualizem cursos de engenharia, agronomia e geociências, insiram dados dos egressos para facilitar a liberação do registro profissional, e interajam diretamente com as Comissões de Educação e Atribuição Profissional (CEAPs). Também disponibiliza ferramentas para solicitação de reuniões, uso de espaços do CREA e fóruns para esclarecimento de dúvidas.
Sobre o Portal CEAP
A plataforma foi criada para suprir a ausência de um ambiente digital integrado entre as universidades e o Sistema Confea/CREA/Mútua. A expectativa é que todos os CREAs do Brasil possam utilizar o sistema a partir deste ano.
Por ser uma iniciativa 100% pública e desenvolvida por uma universidade estadual, o Portal CEAP reforça o papel da educação pública na modernização da gestão e na valorização da formação profissional.