Com a missão de conscientizar a população sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito, a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) realizou na tarde de segunda-feira, 5, a abertura da campanha Maio Amarelo 2025. Com o tema “Desacelere, que o seu bem maior é a vida”, a cerimônia realizada no Teatro Municipal Eduardo Abdelnor foi presidida pelo prefeito Toni Cunha, acompanhado pelo vice-prefeito, João Tatagiba.
O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Luiz Mulato, ressalta que o tema deste ano vem como um alerta para que todos possam refletir sobre o valor de uma vida e, assim, adotar novos hábitos no trânsito priorizando a segurança.
“Se a gente for parar para analisar, tem um ditado que diz que a pressa é inimiga da perfeição. Então, a partir do momento que a gente diz ‘desacelere’, é para aquele condutor que sai sempre apressado para chegar no trabalho ou para fazer qualquer tipo de coisa, que isso aí hoje está sendo um dos maiores causadores de acidentes e, consequentemente, a sobrecarga dos hospitais com vítimas do trânsito. Esse tema vem como um alerta para que possamos nos preocupar mais com a vida”, alerta o diretor do DMTU, ressaltando que a equipe de Educação para o Trânsito trabalha diariamente e está à disposição para levar orientação a escolas, empresas e demais instituições.
Também estiveram presentes à cerimônia, o Inspetor Chaves, da Guarda Municipal de Marabá (GMM); o diretor da Defesa Civil do Município, coronel Marcus Norat; o chefe da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Heyder Nunes; Maria Andrade, secretária Adjunta de Segurança Institucional, além de representantes do Comando de Policiamento Regional II (CPR II) da Polícia Militar (PM) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Marabá.
Na plateia, participaram alunos da Escola Municipal Cristo Rei e do Colégio com Supervisão Militar Rio Tocantins (CMRio). Para Ana Eliza Batista, aluna do 9º ano do CMRio o evento trouxe aprendizados que ela acredita que irá levar para toda a vida.
“Foi bem bacana e é muito importante a gente ir para esses programas com os alunos, podemos coletar informações de como nos comportar no trânsito e, futuramente, como ser bons motoristas. Também podemos repassar as informações para nossos amigos e familiares. Eu gostei muito de tudo, mas o que mais chamou a atenção foi o índice das mortes, que 90% é por causa do celular, desatenção e bebidas alcoólicas”, declarou.
Outra estudante presente, Andressa Silva, 14 anos enfatizou a relevância de receber essa orientação desde cedo.
“A gente já teve a oportunidade do DMTU, Detran, lá na nossa escola. É muito importante para a gente, é muito bom essa conscientização”.
O prefeito de Marabá, Toni Cunha, destaca que a educação é o melhor caminho para a mudança de realidade, tendo em vista o alto índice de mortes no trânsito, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2023 foram 1,19 milhões de mortos, sendo que 50% dos usuários do trânsito estão vulneráveis e o perfil das vítimas vai de 5 a 29 anos.
“Nós não podemos mais viver assim, vendo a vida humana escorrer entre os nossos dedos de maneira banal. Precisamos incentivar as campanhas, aumentar a fiscalização porque salvar vidas não tem preço. Com a presença de crianças aqui, melhor ainda! Porque elas serão o futuro, inclusive do trânsito. Nós precisamos nos reeducar para diminuir esses números tristes e para que a vida humana seja preservada”, afirmou o prefeito.
A campanha terá diversas ações durante todo o mês de maio, começando pelas visitas aos órgãos municipais, previstas para esta semana, para distribuição do lacinho amarelo, que é o símbolo da campanha. A primeira ação educativa será realizada priorizando a segurança do ciclista e está prevista para ocorrer na sexta-feira, 9, a partir das 7h da manhã na Avenida Sororó, Núcleo Cidade Nova.
“Bom, nós temos diversas ações previstas que vão alcançar pedestres, motociclistas e condutores de forma geral. Uma semana dedicada ao pedestre, outra ao ciclista, ao motociclista e ao motorista, além de ações diárias e, uma vez na semana, atividades específicas, como a doação de sangue. São diversas iniciativas realizadas com parceiros de órgãos estaduais e federais, com o intuito de reduzir os índices de vítimas no trânsito”, finaliza.
Texto: Fabiane Barbosa
Fotos: Sara Lopes
The post DMTU: Abertura da Campanha Maio Amarelo reforça compromisso com a segurança no trânsito appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .