A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria de Educação, apresentou nesta quarta-feira, 2/4, o novo modelo de formação continuada para a Educação Infantil da rede municipal aos coordenadores pedagógicos desta etapa. Assim como no Ensino Fundamental, o formato descentralizado levará os formadores até as escolas, garantindo que o processo de capacitação seja alinhado às necessidades de cada unidade.
A principal mudança está no papel dos coordenadores pedagógicos, que serão o foco da formação. “As visitas mensais possibilitam um acompanhamento mais próximo da realidade de cada território, permitindo observar as práticas cotidianas, reconhecer desafios e potencialidades e dialogar sobre encaminhamentos que fortaleçam a relação entre cuidado, educação e as experiências das crianças”, explica a coordenadora executiva de políticas públicas Fernanda Barros de Pádua Nardoni.
Além das visitas individuais, serão promovidos encontros em agrupamentos no Complexo Swift de Educação e Cultura. “Esses momentos serão privilegiados para que coordenadores possam compartilhar experiências, refletir sobre desafios comuns e pensar estratégias para qualificar o trabalho desenvolvido”, complementa.
Os temas centrais da formação serão “Educar e cuidar nas rotinas e ambientes escolares”, para as turmas de 0 a 3 anos, e “Culturas do escrito”, para crianças de 4 e 5 anos. “Com essa abordagem, conseguimos abranger as diferentes realidades da rede, fortalecendo o trabalho conjunto entre professores, coordenadores, diretores, supervisores e formadores”, destaca a secretária de Educação, Renata Azevedo.
Os formadores que atuarão nesse processo são coordenadores pedagógicos da própria rede municipal, com experiência na capacitação de educadores. “Fortalecendo este lugar de formador local dos seus professores e potencializando a prática docente, sempre com foco e objetivo principal no desenvolvimento integral de nossas crianças”, afirma a gerente de capacitação Lucimira Martins de Souza.
Além do trabalho presencial nas unidades escolares e dos encontros em grupos, a formação será complementada por oficinas, cursos online e outras atividades.
A nova proposta formativa para o Ensino Fundamental foi apresentada na última segunda-feira, 31/3.