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Servidores participam de treinamento sobre sistemas administrativos

Asmudanças na estrutura administrativa do município, implementadas este ano pela nova gestão, motivaram a Secretaria Municipal de Governo (Segov) a...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Agência Belém
04/04/2025 às 21h50
Servidores participam de treinamento sobre sistemas administrativos
Foto: Álvaro Vinente - Secom/PMB

Asmudanças na estrutura administrativa do município, implementadas este ano pela nova gestão, motivaram a Secretaria Municipal de Governo (Segov) a reunirtécnicos dos setores de Recursos Humanos (RH)de todos os órgãos da Prefeitura de Belém (PMB), parauniformizar as informações sobre o encaminhamento de processos, agora no formato digital.

Os destaques foram os sistemas deGerência de Recursos Humanos (GRH),próprio da Prefeitura sobre informações e serviços para servidores públicos municipais, especificamente de cessão de servidores entre órgãos municipais, e oeSocial, do Governo Federal, que permite aos empregadores informarem o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos trabalhadores.

O treinamento ocorreu em dois momentos. O primeiro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), no bairro de São Brás, na tarde de quinta-feira, 3, reunindo técnicos de 17 órgãos, e nesta sexta-feira, 4, no auditório da Segov, no Marco, com a presença de servidores de outras 15 secretarias.

O treinamento realizado pela Segov e Belém Digital serviu para uniformizar procedimentos internos da Prefeitura de Belém, como os processos de cessão de servidor entre órgãos da administração municipal e para outros Poderes Públicos. - Crédito: Álvaro Vinente - Secom/PMB
O treinamento realizado pela Segov e Belém Digital serviu para uniformizar procedimentos internos da Prefeitura de Belém, como os processos de cessão de servidor entre órgãos da administração municipal e para outros Poderes Públicos. - Crédito: Álvaro Vinente - Secom/PMB

Para a secretária executiva da Segov,Dyjane Amaral,o objetivo das reuniões foi oalinhamento de informações entre os RHs de toda a PMB para que o serviço administrativo possa fluir com rapidez e eficiência.

“Nós somos um grupo novo, tem pessoas novas dentro do setor [de RH]. Fora isso, ocorreram contratações, exonerações, a alteração da estrutura administrativa da Prefeitura como um todo, alterações de CNPJ, e vinculações de setores. Houve mudanças simplesmente de nomenclatura das siglas das nossas secretarias e tudo isso gera um impacto no eSocial, sistema do governo federal, e que a gente tem que estar alinhado, sob pena, inclusive, da Prefeitura ser penalizada, [no caso] do não cumprimento com o eSocial”, explica Dyjane.

A Segov contou com o apoio daCompanhia de Transformação Digital do Município (Belém Digital), responsável pela criação e operacionalização do sistema GRH. O gerente de Sistemas, Roberto Souza, considerou os encontros como momentos de compartilhamento de experiência após a implantação da reestruturação administrativa.

“Os impactos que nós percebemos no sistema GRH, que é o nosso sistema interno da Prefeitura, assim como o reflexo dessas alterações, dessas mudanças, no e-social. Então, já passados três meses de gestão, foi uma avaliação de tudo aquilo que aconteceu nesse período e um planejamento para as próximas etapas, o que precisa ser consertado, o que precisa ser ajustado, dúvidas que ainda existem sobre esse processo de mudanças. Então, a gente está procurando alinhar com todos os GRHs da Prefeitura”, analisa Roberto Souza.

Os servidores consideram as informações repassadas como importantes para o trabalho diário nos setores de recursos humanos.

 “Eu achei muito produtiva, tudo que foi falado aqui com relação ao nosso trabalho diário (...). Então, as informações aqui foram muito pertinentes e realmente estávamos precisando. É bom que nós tenhamos mais encontros como esse, que foi muito produtivo. Eu tenho certeza de que tudo que estou levando para as colegas [do setor] é o que a gente precisa”, avalia Raquel Correia, da equipe de folha de pagamento da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (SEMEC).

A assistente de administração, Márcia Helena Monteiro, que responde pela chefia de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Finanças (SEFIN), aprovou as orientações e novidades dos sistemas GRH e eSocial.

“É de extrema importância um treinamento desse para que a gente possa alinhar os procedimentos do dia a dia, que não são fáceis. Muita mudança, muita reestruturação, são necessárias, mas que geram uma série de dificuldades pra gente implementar no dia a dia, principalmente, com a questão do e-social, que é um sistema muito rígido, do governo federal, e que a gente precisa se adaptar”, avalia Márcia Helena.

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