Quinta, 03 de Abril de 2025
17°C 30°C
Brasília, DF
Publicidade

Governo recebe missão do FIDA para implementação do projeto PAGES

A missão se estenderá até o dia 4 de abril e tem como objetivo avaliar os avanços desde a última Missão do FIDA ao PAGES, ocorrida durante a Missão...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
31/03/2025 às 22h40
Governo recebe missão do FIDA para implementação do projeto PAGES
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), por meio do Projeto Amazônico de Gestão Sustentável (PAGES), recebe hoje, 31, a Missão do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) para apoio à implementação do Projeto.

A missão se estenderá até o dia 4 de abril e tem como objetivo avaliar os avanços desde a última Missão do FIDA ao PAGES, ocorrida durante a Missão de Supervisão em novembro de 2024.

“A presença do Fida no Maranhão reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a agricultura familiar e o desenvolvimento sustentável nas áreas mais vulneráveis do nosso estado. A SAF e todos os parceiros do Pages têm trabalhado intensamente para implementar ações que fortalecem a autonomia e a produção local das comunidades quilombolas, indígenas e familiares, promovendo o desenvolvimento econômico com respeito ao meio ambiente e à cultura local,” disse o secretário da SAF, Bira do Pindaré.

Os principais avanços destacados para esta missão estão relacionados à execução dos Planos de Gestão Integrada Sustentável (PGIS) Pilotos e Escolares, com ênfase nos investimentos financeiros na implementação de seis PGIS Pilotos. Além disso, serão apresentados o diagnóstico das Unidades de Beneficiamento (UB) e as ações voltadas à focalização do Projeto em gênero, juventude e nutrição, incluindo intercâmbios entre beneficiários das escolas da Pedagogia da Alternância.

“Estamos recebendo a primeira Missão de Apoio do FIDA deste ano para acompanhar a implementação das ações do Projeto. Esse acompanhamento mais próximo é fundamental para garantir que o PAGES tenha plena capacidade de executar suas iniciativas e atingir resultados satisfatórios junto às comunidades atendidas. Esperamos que esta semana seja de grande troca e fortalecimento das nossas atividades”, destaca a coordenadora-geral do PAGES, Mariana Nóbrega.

A Missão de Apoio à Implementação reúne as coexecutoras do Pages, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (AGERP), o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP) e o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Durante o ano, essas instituições coexecutam e acompanham a implementação do Projeto com base nas ações previstas em seus respectivos planos de trabalho.

Para o chefe da Missão de Apoio do FIDA, Emmanuel Bayle, a missão tem o objetivo de definir prioridades para o avanço das ações do Projeto. “Estamos aqui esta semana para definir os eixos principais de atuação do Projeto e garantir que os PGIS Pilotos e Escolares tenham plenas condições de avançar em sua implementação. Além disso, esperamos que esses modelos possam ser apresentados ao mundo durante a COP-30 deste ano”, afirma.

O encerramento da missão, no dia 4 de abril, contará com a apresentação dos avanços do PAGES junto às coexecutoras. Ao final, um Memorando de Acordo será assinado como parte do processo de acompanhamento das ações de implementação do Projeto.

Sobre as Missões do FIDA

O Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola realiza duas missões anuais no âmbito do Pages. Uma de Apoio à Implementação e outra de Supervisão. Excepcionalmente, pode haver uma missão adicional de apoio.

Durante a Missão de Supervisão, o desempenho do Projeto é avaliado e recebe notas referentes ao ano em curso, qualificando seu andamento. Ambas as missões resultam na assinatura de memorandos de acordo, garantindo o monitoramento e o acompanhamento das ações implementadas pelo PAGES. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários