A gestão do Hospital Municipal de Marabá (HMM) realizou uma homenagem especial com conscientização para as mulheres que atuam no serviço. A programação especial foi montada para celebrar o Mês da Mulher e promover a Campanha Março Lilás, de conscientização e combate ao câncer de colo útero.
Foram cerca de 80 servidoras que participaram de momentos com entrega e sorteio de brindes, música e coffee break. Servidoras com longo tempo de serviço prestado ao HMM, assim como as que possuem histórias inspiradoras, muitas vezes são vividas apenas no silêncio, sem outras pessoas saberem, também foram homenageadas durante o evento.
Uma das agraciadas foi Maurícia Macedo, coordenadora de enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e da Unidade de Cuidados Especiais (UCE) do HMM. Ela foi muito importante em um momento de quase colapso do hospital, anos atrás. Com sua experiência e expertise, foi crucial para que o hospital superasse uma grande crise.
Para ela, a homenagem é gratificante porque é um resumo do que fez durante a vida. Ela ressalta a importância do papel da mulher em seu ambiente de trabalho.
“O que a gente vê aqui todos os dias são mulheres se dedicando, que chegam em casa e ainda vão cuidar do marido, do filho. Muitas ainda fazem faculdade. A mulher muitas vezes tem uma carga triplicada, quadruplicada no dia a dia. Vale a pena, realmente, fazer parte da história das mulheres e saber o quanto nós somos guerreiras e a importância de aprendermos a também nos valorizarmos e a nos amarmos primeiro”, afirma.
Outra mulher homenageada foi Maria Raimunda Moraes, que trabalha há 25 anos no HMM. Atualmente, ela atua na brinquedoteca do hospital. Há alguns anos, descobriu que tinha câncer de mama e atualmente faz acompanhamento. Ela pontua o quanto a força feminina é necessária, inclusive para fortalecer outras mulheres.
“Nós, mulheres, fazemos tudo. Estamos para ajudar aqui, ali, um paciente, um acompanhante, uma colega de trabalho que, às vezes, passa por um momento difícil. E a gente está aqui. Como mulher, estamos para apoiá-las, ficar ao lado delas, dar força, que é o que elas precisam”, comenta.
Mais de 70% do quadro de servidores do HMM é composto por mulheres e nos cargos de gestão, elas representam 60% do total.
A diretora administrativa do hospital, Lícia Souza, reforça o impacto da presença feminina no HMM e a importância de valorizá-las.
“É uma homenagem singela, mas é com todo carinho que a gente está oferecendo para essas servidoras, pelo trabalho que elas trazem para a comunidade, essa preocupação de promover o reconhecimento das mulheres que trabalham aqui no hospital”, pontua.
O momento também contou com agendamento de mamografia, coleta de PCCU e serviços de beleza e autocuidado.
A coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Nacaíra Caldas, esteve presente na programação. Ela chama a atenção para ações que busquem promover o bem-estar das mulheres.
“É muito importante a mulher se sentir valorizada e uma das coisas de maior valor é a saúde. Então, a partir do momento que ela se cuida, que ela sabe que a gestão está para dar esse cuidado, muda o olhar, muda a sensibilização e em cima disso é que nós estamos abraçando essa demanda. Cuidar da mulher que cuida. A mulher é o cuidado em casa, é o cuidado no seu local de trabalho”, avalia.
Para a técnica de enfermagem Ângela Farias, reconhecer o trabalho das mulheres traz um sentimento de valorização, principalmente no serviço público.
“Isso é gratificante porque a gente percebe que a nossa pessoa como mulher faz toda diferença no Hospital Municipal ajudando as pessoas que estão dependendo praticamente 100% da gente. Cada paciente depende muito da gente. Então, como mulher a gente pode dar essa contribuição para o município de Marabá”, comenta.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes
The post HMM: Servidoras da Saúde ganham programação especial em sua homenagem appeared first on Prefeitura de Marabá - Pa .