Segunda, 31 de Março de 2025
19°C 33°C
Brasília, DF
Publicidade

Convênio entre Jucema e Conselho de Contabilidade promove mais segurança jurídica no ambiente de negócios

Iniciativa possibilita que contadores registrados no Conselho possam realizar procedimentos legais no sistema Empresa Fácil. Essa medida é mais uma...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
27/03/2025 às 23h40
Convênio entre Jucema e Conselho de Contabilidade promove mais segurança jurídica no ambiente de negócios
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Junta Comercial do Maranhão (Jucema) e o Conselho Regional de Contabilidade do Maranhão (CRC-MA) consolidaram nesta quarta-feira (26) uma parceria estratégica que integra os sistemas das instituições, promovendo mais segurança jurídica e transparência para o ambiente de negócios no estado.

A iniciativa possibilita que contadores registrados no Conselho possam realizar procedimentos legais no sistema Empresa Fácil. Essa medida é mais uma iniciativa do prevenir fraudes e garantir que todas as operações estejam plenamente alinhadas às normas regulatórias vigentes.

Os benefícios da parceria foram apresentados durante a reunião extraordinária do colegiado de vogais da Jucema, realizada na sede da autarquia.

O encontro contou com a participação de lideranças como o presidente da Junta, Sérgio Sombra, o vice-presidente Francisco Moura, o chefe da Procuradoria, Max Sá, o Secretário-Geral, Carlos André Pereira, e a nova coordenadora da RedeSim no Maranhão, Francisca Sousa. Pelo CRC-MA, marcaram presença a presidente Ana Lígia Coelho e os vice-presidentes Fernando Henrique e Fernando José.

Ao falar do convênio que já está em pleno funcionamento, o presidente Sérgio Sombra enfatizou que o Conselho de Contabilidade é um parceiro estratégico da Jucema que soma em vários projetos de desburocratização implementados pelo órgão. "A classe contábil é o principal usuário do Empresa Fácil e essa parceria é uma forma de também fortalecer a atuação dos contadores, pois evitará irregularidades no registro empresarial. Certamente é mais um marco para o fortalecimento do ambiente de negócios e reflete nosso compromisso com a desburocratização," enfatizou Sérgio Sombra, presidente da Jucema.

Sombra também destacou que essa é uma iniciativa pioneira no Brasil e que posiciona o Maranhão entre os estados que adotam tecnologias inovadoras para aprimorar os serviços contábeis e empresariais, seguindo o exemplo do Goiás e do Paraná.

Por sua vez, Ana Lígia Coelho, presidente do CRC, celebrou os avanços proporcionados pela parceria. "Quando instituições como a Jucema e o CRCMA trabalham em sinergia, os resultados transcendem a fiscalização – contribuímos para um ambiente de negócios mais robusto e confiável," afirmou.

A união entre as entidades demonstra o empenho das instituições em oferecer mais segurança e eficiência aos empresários, ao mesmo tempo em que valoriza a atuação ética e técnica dos contadores registrados.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários