Quarta, 15 de Janeiro de 2025
17°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Ciops amplia em 45% o número de câmeras de videomonitoramento e reforça segurança maranhense

Além de novas câmeras, também foi feita a manutenção e substituição de algumas delas, representando um investimento de mais de R$ 3 milhões só no a...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Maranhão
15/01/2025 às 14h50
Ciops amplia em 45% o número de câmeras de videomonitoramento e reforça segurança maranhense
- Ciops amplia em 45% o número de câmeras de videomonitoramento (Foto: Handson Chagas)

Em 2025, o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), comemora 21 anos de atuação no Maranhão, consolidando-se como uma referência no uso de tecnologia no combate à criminalidade. Uma das grandes conquistas no último ano foi a ampliação do parque de câmeras de videomonitoramento, com um aumento de 45% no número de equipamentos, passando de 257 em 2023 para 373 câmeras em 2024.

A expansão realizada no parque de videomonitoramento abrange não apenas a Grande Ilha (região que abrange São Luís e outros três municípios), mas também Timon, aumentando a cobertura de vigilância e otimizando a atuação das forças de segurança. Atualmente, o Ciops está presente nessas duas regiões e em fase de implantação em Imperatriz.

A ampliação do videomonitoramento envolve uma variedade de tecnologias, incluindo câmeras PTZ, que têm rotação de 360°, câmeras OCR, especializadas na leitura de placas de veículos, e câmeras fixas, que garantem monitoramento contínuo em pontos estratégicos.

Com o uso dessas câmeras, o Ciops também integrou o sistema BriefCam, uma plataforma de análise de vídeo que otimiza o processamento das imagens capturadas, permitindo a identificação rápida de eventos e comportamentos suspeitos, além de gerar alertas em tempo real para uma resposta mais ágil de policiais.

“Essa ampliação do videomonitoramento é um passo fundamental para garantir que o Maranhão tenha um sistema de segurança mais eficiente e moderno. As câmeras se tornaram um instrumento imprescindível no combate à criminalidade, permitindo que nossas equipes acompanhem ocorrências em tempo real e ajam com precisão”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Além das novas câmeras instaladas, também foi realizada, na último ano, a manutenção e a substituição de várias delas para que pudessem seguir operando. No total, em todo o ano passado, foram adquiridas 216 câmeras, de diferentes tipos, um investimento de R$ 3.031,675,00. 

A ampliação do parque de videomonitoramento se dá não apenas pela instalação de novas câmeras, mas, também pela integração com parceiros, conforme destacou o diretor do Ciops, coronel Wallace Amorim.

"A ampliação do parque de câmeras reflete a nossa preocupação em cobrir áreas cada vez mais amplas e estratégicas. As parcerias que temos firmado com outros órgãos para cessão de imagens de seus próprios sistemas também têm sido fundamentais para integrar a segurança pública em um esforço conjunto. A colaboração entre as instituições fortalece a capacidade de resposta e oferece mais segurança à população".

O Ciops, ao longo desses 21 anos, tem se destacado pela adaptação constante às novas demandas de segurança. A ampliação do parque de câmeras é um exemplo claro desse compromisso com a inovação. As novas tecnologias de videomonitoramento, aliadas ao treinamento contínuo dos operadores, garantem uma atuação mais rápida e eficaz das forças de segurança, contribuindo para a redução da criminalidade no estado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários