O Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), lançou, na última terça-feira,14, o Programa Mais Professores para o Brasil, em Brasília. Representando Sergipe, esteve o professor Givanildo Batista da Silva, do Centro de Excelência Leandro Maciel, em Aracaju. O programa, que pretende beneficiar 2,3 milhões de professores, pretende impactar a qualidade do ensino ofertado a 47,3 milhões de estudantes em todo o país.
O professor Givanildo Batista, que ensina na rede estadual há 19 anos, ficou lisonjeado ao representar todos os professores sergipanos e compartilha sua percepção sobre o novo programa. "Será de suma importância na vida de muitos estudantes que ingressam na Universidade e não se dedicam totalmente, porque precisam trabalhar para se manter no curso. Além disso, esse incentivo ampliará o ingresso de alunos nas Licenciaturas, pois o Ministro da Educação nos informou que a procura vem reduzindo a cada ano. O programa trará, também, benefícios aos professores que já estão em sala. Logo, vejo como positiva as ações do programa para a melhoria da qualidade do ensino em nosso país", diz o professor.
O Programa Mais Professores para o Brasil tem como objetivo enfrentar a escassez de profissionais qualificados na educação básica, especialmente em áreas mais remotas ou de difícil acesso. O programa visa a valorização e a formação de docentes para atuar em diversas regiões do país, com foco na melhoria da qualidade da educação pública.
Entre as principais ações do programa, destacam-se a oferta de cursos de formação continuada, incentivos para que os professores atuem em regiões carentes e a ampliação do número de vagas em instituições de ensino superior e programas de residência pedagógica. O programa busca, também, fortalecer a presença de professores em áreas como matemática, ciências e idiomas, onde há maior déficit de profissionais.
Ao promover essa qualificação e alocação estratégica de professores, o programa pretende reduzir as desigualdades educacionais e contribuir para a melhoria do aprendizado dos alunos.
A diretora do Centro de Excelência Leandro Maciel, Carla Surama, fala sobre o sentimento de ter um de seus professores representando o estado no evento. "É uma sensação de orgulho e honra, pois o programa visa melhorias para os estudantes das licenciaturas, valorizando, e ao mesmo tempo qualificando os professores, e incentivando a docência no país. O professor é um exemplo em sua prática pedagógica e movimentação de estudantes em projetos escolares", diz a diretora.