Quarta, 15 de Janeiro de 2025
17°C 23°C
Brasília, DF
Publicidade

Biblioteca Epiphanio Dória intensifica programação durante férias escolares

Contação de história, empréstimos de livros, cinemateca com sessões especiais são algumas das atividades ampliadas no período de férias

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Sergipe
15/01/2025 às 12h10
Biblioteca Epiphanio Dória intensifica programação durante férias escolares
Biblioteca Epiphanio Dória intensifica programação durante férias escolares // Fotos: Paula Toquinho

Janeiro é o mês de recesso escolar e a Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Doria, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação, conta com uma programação repleta de diversão e aprendizado. A instituição está de portas abertas para receber crianças de todas as idades e incentivar o hábito da leitura desde cedo. Além dos empréstimos, devoluções de livros e espaço para leitura, nas segundas e quartas-feiras têm contação de histórias, onde as crianças são transportadas para o mundo fantástico das palavras.  Completando a programação, na última sexta-feira do mês tem Cinemateca Infantil, uma sessão especial com filmes que encantam e educam os pequenos. Vale lembrar que todas as atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.

A diretora da biblioteca, Juciene Maria de Jesus, destaca a importância de atividades como estas para a formação das crianças. “Nosso objetivo é despertar a paixão pelos livros e promover momentos de interação e aprendizado. Temos recebido um retorno muito positivo dos pais e das próprias crianças, que saem daqui sempre querendo voltar. Incentivar a leitura desde cedo é fundamental para formar adultos leitores”, ressaltou.

Os visitantes também estão entusiasmados com a programação. Pai de Thomas Edison, Andrés Norenã, colombiano que está visitando Sergipe, compartilhou sua experiência.

 “É maravilhoso ter um espaço assim para visitar com as crianças. O Thomas adora o ambiente, os livros, o acolhimento. A biblioteca se tornou nosso ponto de parada obrigatória aqui em Aracaju", afirmou.

Para Ananda Maia de Luca, de 15 anos, visitar a biblioteca especialmente nas férias é um hábito. “Frequento a biblioteca desde bem pequenininha, minha mãe me trazia aqui e eu passava a tarde toda lendo. Gosto de ler principalmente livros de romance e diários e já participei de vários teatros e rodas de leituras aqui na Epiphanio Dória", salientou.

Luna Maia, mãe de Ananda e também dos gêmeos Ben Maia e Liz Maia, conta que já faz parte da rotina da família essas visitas à Epiphanio Dória.

“Torço muito por esse trabalho de vocês, uma biblioteca salva a humanidade. É pelo conhecimento que podemos fazer a história diferente, melhorar vidas. Tenho memória afetiva de quando minha mãe me levava às bibliotecas e quis repassar esse amor pela leitura para os meus filhos. São conteúdos positivos para o desenvolvimento deles", explicou.

As contações de histórias são preparadas de forma lúdica para levar uma experiência que mexe com a imaginação do público.

“É uma atividade que contribui para o desenvolvimento cognitivo e social da criança, além de incentivar a leitura. Estimulando a criatividade, a imaginação, a oralidade, a escrita, despertando a emoção do ouvir, do sentir, refletir e de enxergar o mundo com mais alegria. Nossos encontros acontecem sempre às segundas e quartas-feiras nos turnos matutino e vespertino, respectivamente, às 9h e às 15h", disse Andrezza Barbarini, técnica do setor infantil e contadora de história.

A Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória fica localizada na rua Leonardo Leite, no bairro 13 de Julho, em Aracaju, e funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. Mais informações através das redes socias ou e-mail:  [email protected] .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários