Em uma ação inédita e estratégica para enfrentar a epidemia de dengue que assola a cidade, 40 reeducandos do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto foram liberados para atuar na limpeza e manutenção de áreas públicas.
Os reeducandos participaram de um curso obrigatório com técnico de segurança do trabalho, onde aprenderam a manusear equipamentos e ferramentas, além de receberem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Eles atuarão em diversas regiões do município, incluindo praças, avenidas, canteiros centrais, pistas de caminhada, áreas verdes e institucionais, priorizando locais que necessitam de roçagem e limpeza intensiva.
A cada três dias de trabalho, os reeducandos terão um dia reduzido de suas penas. Um dos participantes destacou a relevância da oportunidade: “Este trabalho é uma chance de aprendizado e reintegração à sociedade para mim e meus colegas.”
A iniciativa foi liderada pelo prefeito Coronel Fábio Candido, que, desde o início de sua gestão, intensificou esforços para combater a epidemia de dengue. Para viabilizar o projeto, o prefeito contou com o apoio de empresários, do setor de transporte, do CPP de Rio Preto e de juízes do Departamento de Execução Criminal do município.
“Estamos em estado de emergência. Esta ação é mais uma resposta firme da administração municipal para enfrentar a epidemia, proteger vidas e garantir que a cidade volte à normalidade”, destacou o Secretário de Serviços Gerais, José Heitor dos Santos.
Com ações como essa, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a saúde pública e o bem-estar da população de Rio Preto.