O novo Secretário Municipal de Cultura, Robson Nilson Vicente, foi empossado na manhã desta segunda-feira, 13/1, pelo prefeito Coronel Fábio Candido, em cerimônia realizada no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto.
A classe artística e as autoridades presentes também assistiram ao lançamento da programação do primeiro evento da pasta, o festival de teatro Janeiro Brasileiro da Comédia, que será realizado de 21 a 30/1, no teatro que sediou a posse e em locais alternativos nas dez regiões da cidade.
Em seu discurso, Robson Vicente se dirigiu à classe artística de Rio Preto afirmando que a posse da nova gestão marca o início de um novo tempo para a Cultura de São José do Rio Preto. “O nosso trabalho será em busca de levar a Dança, a Música, a Literatura, o Teatro, o Cinema, as Artes Visuais e Digitais, as Artes Plásticas, o Artesanato, o Folclore a todas as dez regiões de Rio Preto, e também dar voz, vez e palco àqueles que estão nos bairros mais distantes, nas comunidades por toda a cidade, ou seja, será uma gestão descentralizada e voltada não só para uma classe artística, mas para todos os segmentos de artes e cultura”, discursou.
Robson afirmou ainda que todos os eventos do calendário da Cultura serão mantidos, mas ganharão uma reformulação, uma roupagem nova e acréscimo de mais opções culturais para o povo. “Como outros setores da sociedade, a Cultura também é um meio de economia, a dita economia criativa que gera emprego, renda, desenvolvimento, fomenta o turismo e contribui para o progresso da cidade e, assim, será valorizada”, destacou, convidando os artistas a procurarem a Secretaria de Cultura com ideias inovadoras para agregar à nova gestão.
O prefeito Coronel Fábio Candido, em seu discurso durante o evento, destacou a importância da Cultura e firmou o compromisso de buscar recursos para não apenas manter todas as atividades e eventos da pasta como para conquistar recursos estaduais e federais para a realização de novos projetos.
O maestro Robson Nilson Vicente é nascido em 25/12/1977, em São Paulo. Tem ensino superior em Música (bacharelado e licenciatura), em Educação Física e Sociologia. Além disto, acumula pós-graduações em Gestão Pública e Gestão de Pessoas. Fez carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo, onde entrou em janeiro de 1997; em 2005 se tornou cabo e, atualmente é 1º Sargento e maestro da Banda Regimental da Polícia Militar de São José do Rio Preto. Na Polícia Militar, realizou cursos de Relações Públicas, Regência e Arranjo de Orquestra e Banda Sinfônica e curso de Regência, em Tatuí, com o consagrado maestro Dario Sotelo. Foi o maestro Titular e Produtor do Concerto Musical de aniversário dos 60 Anos da Banda Regimental de Música do CPI-5 e ainda pentacampeão de concursos de bandas da Polícia Militar do Estado de São Paulo e Músico titular da Banda Sinfônica de São Paulo. Ele também já deixou sua marca em Produções e habilidade, Como criador da 1° Live de uma Banda Militar do Brasil na Pandemia e fez os arranjos para Banda atuar junto com a Dupla Zé Neto e Cristiano. Como produtor é evidente em gravações com a célebre Cantora Soraya Moraes e em suas contribuições ao lendário Club do Samba de São Paulo.
Robson também atuou nos bastidores de shows da banda Oficina G3, conhecida por sua inovadora fusão de rock e música cristã, além de compor a atmosfera musical da peça teatral "A Barca"; foi produtor musical do casamento da cantora Simony (Balão Mágico) e teve várias participações em concertos sinfônicos na Sala São Paulo. Como produtor musical e de eventos, Maestro Robson Vicente demonstra uma visão perspicaz e uma gestão hábil, essenciais para o sucesso de cada projeto que lidera. Ainda tem expertise em Produção e Gestão Cultural, Turismo.