Agência Assembleia
Em entrevista ao programa ‘Diário da Manhã’, nesta sexta-feira (10), a secretária nacional da Pastoral da Juventude, Wanessa Freire, falou da importância da realização do XIII Encontro Nacional da Pastoral da Juventude (ENPJ), que acontece em São Luís, de 12 a 19 janeiro.
Com o tema ‘Na toada dos grupos de jovens, o guarnicê da esperança!’; e lema ‘Gritar a utopia do Reino em toda parte’, inspirado no pensamento do padre Hilário Dick, o encontro também traz uma iluminação bíblica especial: ‘Senhor, dá-nos sempre deste pão.’ (João 6, 34).
“O evento é de extrema importância para a capital maranhense, com uma programação voltada para a reflexão, a celebração e o fortalecimento da missão juvenil na Igreja”, disse Wanessa Freire.
Na conversa com o jornalista e apresentador Ronald Segundo, a secretária da Pastoral informou também que a missa de abertura do evento será realizada no Largo da Capela de São Pedro, neste domingo (12), a partir das 17h30. Segundo ela, a expectativa é reunir mais de 500 jovens de todas as regiões do Brasil, que, durante os oito dias de atividades, irão celebrar, refletir e discutir as particularidades, desafios e sonhos das juventudes.
Evangelização
Ainda de acordo com Wanessa Freire, o evento é uma oportunidade de promover a troca de experiências e renovar o compromisso com a missão de evangelização.
Durante a programação, haverá momentos especiais, como a celebração dos 40 anos da Pastoral da Juventude do Maranhão, que destacará a trajetória de fé e o engajamento dos jovens maranhenses. Além disso, será lançada a nova edição comemorativa dos 20 anos do livro “Somos Igreja Jovem”, um marco importante na história e espiritualidade da Pastoral.
“Além de celebrar a presença viva e transformadora dos jovens na Igreja, este chamado nos impulsiona a gritar a utopia e a convidar os grupos de jovens de todo o Brasil a ecoar a esperança por um país melhor para nossa juventude. É um convite à reflexão e à construção conjunta sobre essa temática tão necessária, fortalecendo os rumos da evangelização na nossa Pastoral”, ressaltou.
Em transmissão simultânea e ao vivo, o ‘Diário da Manhã’ pode ser acompanhado de segunda a sexta-feira, das 9h às 9h30, pela Rádio Assembleia (96.9 FM) e pela TV Assembleia (canal aberto digital 9.2; Maxx TV, canal 17; e Sky, canal 309), além do canal do Youtube.