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Sanepar investe mais de R$ 18 milhões em patrocínio de projetos esportivos, culturais e de auxílio

Um dos adolescentes de projeto patrocinado foi convocado pra a seleção brasileira de voleibol. A Sanepar é a segunda empresa de saneamento que mai...

Thapio Nunes
Por: Thapio Nunes Fonte: Secom Paraná
04/01/2025 às 23h10
Sanepar investe mais de R$ 18 milhões em patrocínio de projetos esportivos, culturais e de auxílio
Foto: Viaro/Arquivo Pessoal)

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investiu R$ 18,17 milhões em projetos culturais, projetos de incentivo ao esporte, fundos e programas de auxílio a idosos, crianças, adolescentes, pessoas com deficiência e pacientes oncológicos.

Entre os resultados dos projetos que recebem auxílio da Sanepar está a história de Gabriel Campos, de Dois Vizinhos, onde a Companhia contribui para a Associação Duovizinhense de Vôlei de Praia. Gabriel, aos 14 anos, foi convocado pela Confederação Brasileira de Voleibol, e irá treinar com a seleção a partir de janeiro, no Rio de Janeiro.

O treinador e presidente da Associação, Luiz Fernando Viaro, explicou que o projeto social de vôlei existe desde 2016, sempre com o auxílio de fundos e de patrocinadores, atendendo crianças e adolescente de 9 a 16 anos de idade, ensinando desde o mais básico até chegar a atletas de rendimento.

"A maioria dos nossos alunos não teria condições de financiar treinamento, uniformes, calçados, viagens para a participação em competições. Vencemos as cinco últimas edições dos jogos escolares do Paraná, tanto no masculino como no feminino”, completou Viaro.

Ele conta que Gabriel destacou-se em campeonatos estaduais e nacionais de vôlei de praia. "Temos muitos desafios, mas o brilho de Gabriel, que é um menino espetacular, já incentivou muitas outras crianças a participarem do projeto de vôlei. Para manter tudo isso, o patrocínio é a nossa esperança”, disse o treinador.

Para ele o patrocínio da Sanepar é fundamental para a execução do projeto. “Oferecemos esporte gratuitamente, com condições adequadas e permitindo que crianças e adolescentes mostrem potencial, que tenham oportunidade de aprender, de bem-estar, de lazer e ocupem seu tempo com uma atividade que não só faz bem para o corpo, para a mente e até para a sociedade".

INCENTIVO- Pela Lei Rouanet, em 2024, a Sanepar destinou mais de R$ 9 milhões para projetos culturais, que vão desde festivais de teatro à produção de livros. Com a Lei de Incentivo ao Esporte, o total repassado pela Sanepar foi de R$ 4,3 milhões, beneficiando atletas dos mais diferentes e diversos esportes.

Conforme a legislação de isenção fiscal, a Sanepar também beneficiou o Fundo do Idoso, o Fundo da Infância e Adolescência, o Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa Com Deficiência (Pronas/PCD) e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), com mais de R$ 2 milhões para cada um deles.

O presidente da Sanepar, Wilson Bley, explica que a Sanepar possui grande diversidade de projetos patrocinados. “Temos regras para o incentivo fiscal e para os fundos, mas, além de cumprir a lei, a Sanepar está comprometida com o desenvolvimento do Estado, com a saúde e a qualidade de vida da população. Tanto projetos de cidades do interior, como a de Dois Vizinhos, como outros da capital, no Teatro Guaíra e no Museu Oscar Niemeyer, são valiosos para nós e desejamos que tenham muito sucesso, pelos ótimos resultados que têm sido apresentados”, diz.

Segundo o Panorama dos Incentivos Fiscais 2024, que demostra a lista das 100 empresas que mais investiram via leis de incentivo no ano passado no Brasil, a Sanepar se encontra na posição de número 42, sendo a segunda empresa de saneamento que mais patrocina projetos dessa forma no país.

PROPOSTAS– A Sanepar recebe propostas de projetos que desejam patrocínio por meio de seu site . “Os projetos devem cumprir algumas exigências, como estar alinhados à missão, visão, valores e objetivos estratégicos da Companhia, com ações realizadas em municípios operados ou prospectados pela Sanepar, que incentivem ações vinculadas às políticas públicas do setor de saneamento, à conservação do meio ambiente, valorizem ações culturais, ambientais e socioeducativas e incentivem o desenvolvimento socioeconômico das comunidades, entre outras”, explica a diretora adjunta de Comunicação e Marketing da Sanepar, Melissa Ferreira.

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