A Câmara Municipal de Iúna realizou na última sexta-feira (06) Sessão Solene para a entrega de 22 Títulos de Cidadão Iunense, um de Cidadão Iunense Presente, um de Cidadão Iunense Ausente e uma Comenda Parlamentar do Rio Pardo, todos entregues para pessoas que não são nascidas no município e foram escolhidas pelos vereadores.
Em 22 de outubro de 1963, foi criada a Lei Municipal n° 377/1963, que “concede o Título Cidadão Iunense e dá outras providências”, onde fica instituído a concessão do Título de Cidadão Iunense àquelas pessoas que tenham contribuído para o progresso do Município nos diversos setores de suas atividades, sendo conferido a pessoas nascidas em outros municípios, residentes ou não em Iúna.
O Secretário de Estado do Turismo Philipe André Correia Lemos foi um dos homenageados com o Título Cidadão Iunense. “Eu sou jornalista. Eu conheço Iúna da época que trabalhei em Cachoeiro de Itapemirim na TV Gazeta Sul, foi quando comecei a frequentar um pouco mais aqui a região, a conhecer Iúna, Irupi, Divino de São Lourenço e todo o Caparaó. E a cada vinda eu me encantava mais e mais. […] Foi o Jornalismo que me conduziu ao trabalho social, ali eu já ajudava, trabalhava por diversas causas pela população. […] Isso me despertou para a gestão pública e o quanto eu podia mais”.
O deputado federal Gilson Daniel recebeu a Comenda Parlamentar do Rio Pardo, a maior honraria da Sessão Solene. Em seu pronunciamento e comenta “Quero dizer ao povo de Iúna que hoje me sinto honrado de receber essa comenda. O meu compromisso já era grande, se torna ainda maior com essa cidade. esperem muito resultado desse deputado para que agente possa fazer muito para melhorar a vida de quem mora em Iúna.